Assembleia terá 15 novos parlamentares

Deputado Manoel Ludgério foi o mais votado e representação das mulheres cai para apenas três

alpb

A partir do dia dois de fevereiro do ano que vem, quase metade das cadeiras da Assembleia Legislativa da Paraíba estará sendo ocupada por novos deputados estaduais (41,67%). O resultado da apuração dos votos pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) elegeu 15 novos parlamentares, 10 deles chegando à Casa pela primeira vez, outros retornam ao plenário, enquanto que haverá algumas substituições de familiares. O deputado Manoel Ludgério (PSD) foi reeleito como campeão dos votos válidos, 50.107. As mulheres serão representadas por apenas três deputadas estaduais eleitas – Daniella Ribeiro (PP), Camila Toscano (PSDB) e Estela Bezerra (PSB).

A apuração dos votos pelo TRE-PB foi rápida e logo às 20h a maioria dos candidatos à Assembleia Legislativa já está comemorando a eleição ou reeleição. Do total dos 2.834.782 eleitores aptos a votar, foram considerados válidos 1.995.7758 votos, o que representam 85,49%. O TRE apurou que foram 147.470 votos nulos (6,32%); 191.294 votos em branco (8,19%) e 174.161 votos na legenda (8,73%). Foram ainda 500.260 abstenções (17,65%). Compareceram às 9.523 sessões na Paraíba 2.334.522 eleitores (82,35%).

Campina Grande

O resultado das eleições na Paraíba para a Assembleia Legislativa irá abrir três vagas na Câmara de Vereadores de Campina Grande. Vão assumir uma das 36 cadeiras da Casa os deputados eleitos Bruno Cunha Lima (PSDB), Tovar Correia Lima (PSDB) e Inácio Falcão (PT do B). Eles serão substituídos por Ivonete Ludgério (PSB), João Dantas (PSD), que deverá deixar a Secretaria de Assistência Social, e Anderson Maia (PSB), respectivamente.

Eleitos assumem vagas de familiares

Três deputados estaduais eleitos irão substituir ex-deputados da própria família, como o caso do ex-prefeito de Picuí, Buba Germano (PSB), que irá substituir a mulher dele, a deputada Gilma Germano (PPS). O ex-prefeito de Patos, Nabor Wanderley (PMDB) é genro da ex-deputada e prefeita da cidade, Francisca Motta (PMD). Já Camila Toscano (PSDB) assumirá a vaga da mãe, Léa Toscano (PSB).

Não eleitos

Dos 36 atuais deputados estaduais, 17 não retornarão ao Legislativo em 2015, alguns por opção ou por terem aberto a vaga para outros candidatos. Não retornarão à Assembleia Legislativa os deputados Aníbal Marcolino (PEN), Antônio Mineral (PSDB), Assis Quintans (DEM), Carlos Dunga (PTB), Domiciano Cabral (DEM), Eva Gouveia (PSD), Gilma Germano (PPS), Guilherme Almeida (PSC), Iraê Lucena (PSDB), Ivaldo Moraes (PMDB), Léa Toscano (PSB), Márcio Roberto (PMDB), Olenka Maranhão (PMDB), Toinho do Sopão (PEN), Vituriano de Abreu (PSC), Wilson Braga (PV) e Carlos Batinga (PSC).

Campeão de votos faz críticas

O deputado estadual Manoel Ludgério foi o mais bem votado nas eleições de ontem e voltará à Assembleia Legislativa, a partir de fevereiro do próximo ano, para exercer o quarto mandato consecutivo. Ludgério, que obteve 50.107 votos, disse que recebeu o resultado com humildade. Afirmou que a vitória é resultado de muito trabalho e da constante atenção dispensada às bases eleitorais em vários municípios da região polarizada por Campina Grande.

Manoel Ludgério disse que enfrentou perseguições durante a campanha eleitoral e afirmou que suas bases ignoraram os ataques feitos contra ele e responderam à altura. O deputado afirmou ainda que sua votação ultrapassou as expectativas, já que ele enfrentou na disputa muitos candidatos fortes. Mas esses adversários, segundo ele, não tiveram força suficiente para abalar as estruturas de seus aliados.

“Acredito que a minha vitória se deve ao reconhecimento do meu trabalho em três mandatos consecutivos na defesa dos interesses dos paraibanos e, principalmente, de importante parcela da população que vive em Campina Grande, Queimadas, Boqueirão, Santa Cecília, Taperoá, entre outros municípios onde mantendo um trabalho constante de assistência aos meus eleitores”, disse Manoel Ludgério.

Correio da Paraíba