POLÍTICA

ARTICULAÇÕES DO PLEITO: Saiba o que pensam e o que propõem os partidos de esquerda na Paraíba para as eleições deste ano

O ano de Eleições sempre é um ano decisivo. A disputa para os cargos de presidente e vice-presidente, governador e vice-governador, senador, deputado federal e deputado estadual, tem se tornado cada mais acirrada.

A polarização entre lulismo e bolsonarismo marcou, e ainda marca, o Brasil e também a Paraíba. Com a volta e ascensão de Lula para a disputa, os partidos de esquerda também cresceram no cenário eleitoral.

Além do PT, outros partidos estão se preparando para as eleições deste ano. Na Paraíba, UP, PC do B, PCO e Rede, elaboram estratégias e possíveis candidatos para disputarem os cargos.

Rafael Freire, secretário de organização na UP estadual, afirmou que o partido começou a disputar as eleições a pouco tempo. “Em 2020, a UP participou, pela primeira vez, das eleições.”

Apesar da UP ainda não possuir pré-candidatos a nível estadual, o partido já se prepara para a disputa presidencial este ano. “Em novembro do ano passado, foi realizado o 2° Congresso Nacional da UP, que aprovou a pré-candidatura a presidente da República de Leonardo Péricles (Leo), que é também presidente do partido. Porém, agora, em fevereiro, os Diretórios Estaduais iniciarão o debate sobre as pré-candidaturas em cada estado.”

Já a presidente do PC do B na Paraíba, Gregória Benário, fala que o partido visa incluir minorias na política, tanto nacional, quanto estadual.  “Esta campanha será decisiva para que o país volte aos rumos do progresso. Com este espírito as eleições se tornam decisivas para derrotar Bolsonaro nas urnas O PC do B visa projetos de governo voltados para o povo, incluindo mulheres, negros e pessoas que, de fato, representem o povo.”

Entre os candidatos, Gregória cita alguns nomes em ‘análise’. “Temos Inacio Falcão, Jo Oliveira, Jonildo Cavalcante, Ivan Freire e outros nomes os quais estamos em diálogo.”

Camilo Duarte, que representa o PCO, explica que apesar de ainda não ter nomes, de fato, para disputa, o partido já mostrou apoio a Lula na corrida presidencial. “Todos os candidatos do partido são decididos na Comissão Nacional, mesmo que alguém queira um ou outro nome aqui, ainda não está decidido. O único candidato que eu posso dizer que o partido vai apoiar é Lula. Pela situação política, mesmo discordando da política dele e mesmo achando que a política do PT não é a melhor, mas diante do cenário, a gente acha que ele é essencial pra mobilizar e acabar com o regime, regime de ascensão que foi feito com o golpe de 2016.”

O membro da Executiva Nacional do Rede, Gerson Vasconcelos, fala sobre o crescimento do Rede na Paraíba ao longo dos anos. “Em 2020, nós lançamos diversos candidatos e conseguimos eleger boa parte deles, no qual houve um crescimento de 840%.”

Por ser um partido que defende a sustentabilidade, o partido busca fazer um processo de construção pragmática com outros partidos que possuem o mesmo objetivo. “Precisa ter identidade com aquilo que a gente defende”. Além do mais, ele completa sobre o objetivo político e partidário. “Do campo progressista, do campo de esquerda. Apesar disso, a Rede não se considera um partido totalmente de esquerda”, concluiu.

O Rede anunciou, recentemente, que no dia 18 de fevereiro, o partido estará lançando um projeto de deputados estaduais e federais para a Paraíba com novas lideranças políticas que estão aparecendo no cenário estadual. No mais, o partido repetiu o apoio ao governador e candidato à reeleição, João Azevêdo.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Nathalia Souza