Eleições 2022

ARTICULAÇÃO: conheça nomes que podem compor chapa com João Azevêdo em 2022

As discussões de sobre as eleições em 2022 na Paraíba começaram tão logo o pleito municipal de 2020 foi encerrado, em novembro do ano passado. Uma delas envolve o nome do atual governador, João Azevêdo (Cidadania), que naturalmente, deve se candidatar e disputar a reeleição em 2022.

Contudo, a chapa vitoriosa em 2018 deverá ser desfeita em 2022. Isso porque a vice-governadora eleita, Lígia Feliciano (PDT), não poderá mais concorrer ao cargo de vice-governadora, uma vez que ela também concorreu em 2014 e foi eleita, ao lado de Ricardo Coutinho (PSB).

Com essa condição, abre-se espaço para um novo vice-governador na provável chapa de João Azevêdo. Bastidores da política apontam para alguns nomes, levando em consideração alianças políticas, articulações e até localização geográfica.

Confira alguns nomes que estão sendo especulados no momento:

Vitor Hugo (DEM)

O prefeito reeleito de Cabedelo, Vitor Hugo, pode ser um dos nomes a compor chapa de vice-governador ao lado de João Azevêdo. A movimentação por trás da articulação seria que, com uma possível saída de Vitor Hugo da prefeitura de Cabedelo, assumiria o cargo de prefeito no município o seu vice, Mersinho Lucena (Republicanos), filho do prefeito eleito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP).

Como todos se lembram, João Azevêdo e Cícero Lucena, Cidadania e Progressistas, firmaram parceria nas eleições municipais de 2020 em João Pessoa, que teve como resultado, a eleição de Cícero para mais um mandato à frente da Capital.

Ana Cláudia Vital (Podemos)

Outro nome que ganha forças para compor chapa com o governador é Ana Cláudia Vital. Candidata derrotada à prefeitura de Campina Grande, Ana recebeu o apoio de João Azevêdo durante a corrida eleitoral.

Antes do pleito, Ana exercia cargo como secretária de Desenvolvimento e da Articulação Municipal da Paraíba na gestão do governador, mas precisou ser exonerada para poder disputar o cargo nas urnas. Após as eleições, Ana foi novamente nomeada por João, para ocupar a mesma secretaria.

Hugo Motta (Republicanos)

O nome de Hugo Motta circula ao redor do nome de João Azevêdo para compor a chapa majoritária de João como senador, mas não é descartada, a preço de hoje, a possibilidade de Hugo compor a chapa de vice com João.

Hugo é filho do agora prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), quem teve apoio de João Azevêdo na campanha à prefeito da cidade sertaneja. Portanto, essa aliança política pode render mais frutos em 2022.

Circula também nos bastidores da política paraibana que existe um pacto com políticos do Sertão para que um deles represente a região compondo a chapa de João Azevêdo como vice-governador. Hugo Motta também poderia entrar por esse motivo.

Dra. Paula (PP)

Mas talvez o nome que ganhe mais força na condição de “candidato do Sertão”, no momento, é o de Dra. Paula. Não somente como representante do Sertão, Dra. Paula também é filiada ao PP, partido, como já dito anteriormente, que firmou aliança com o Cidadania nas últimas eleições.

Dra. Paula já disse publicamente que defende a aliança entre Progressistas e Cidadania permaneça em 2022, e já colocou seu nome à disposição, dizendo que está “pronta para o desafio”, caso seja solicitada.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba