Instituto Ipec

Aprovação do governo Bolsonaro cai para 23% e reprovação sobe para 50%, revela pesquisa

Uma pesquisa do Instituto Ipec divulgada nesta quinta-feira (24) mostra que a aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) caiu para 23% e a reprovação subiu para 50%.

A pergunta feita pelo instituto foi “Na sua avaliação, o governo do presidente Jair Bolsonaro está sendo”, com as seguintes opções: “Ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” ou “péssimo”.

Somados, os itens “ótimo” e “bom” correspondem ao percentual de aprovação da administração; e os itens “ruim” e péssimo”, ao de reprovação. As respostas formularam os seguintes percentuais:

Ótimo/bom: 23%
Regular: 26%
Ruim/péssimo: 50%
Não sabe/não respondeu: 1%

O levantamento do Ipec foi feito de 17 a 21 de junho e ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança, de 95%.

Em fevereiro deste ano, o Ipec havia realizado e publicado outra pesquisa do mesmo teor. Quatro meses atrás, os números levantados foram:

Ótimo/bom: 28%
Regular: 31%
Ruim/péssimo: 39%
Não sabe/não respondeu: 2%

Demais perguntas

O Ipec também realizou outras perguntas aos entrevistados nessa pesquisa. Uma delas foi sobre a “forma de governar”. A pergunta feita foi: “E o(a) sr(a) aprova ou desaprova a maneira como o presidente Jair Bolsonaro está governando o Brasil?” Os resultados foram os seguintes:

Aprova: 30%
Desaprova: 66%
Não sabe ou não respondeu: 4%

No levantamento anterior, 38% dos entrevistados aprovavam a maneira de governar de Bolsonaro, 58% desaprovavam e 5% não souberam ou não responderam.

A pesquisa também fez a pergunta: “E o(a) sr(a) confia ou não confia no presidente Jair Bolsonaro?” Os percentuais foram:

Confia: 30%
Não confia: 68%
Não sabe/não respondeu: 2%

Na pesquisa anterior, 36% dos entrevistados diziam confiar em Bolsonaro, 61% diziam não confiar e 3% não souberam ou não responderam.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba