reunião

Após reunião, Lindolfo Pires defende criação do Fórum Paraibano de Mudanças Climáticas no Sertão

Lindolfo considera a Cidade de Sousa promissora nesta área de Energia Solar. “Sousa é a Cidade que gera o maior número de KW na Paraíba na geração de energia solar.

O Deputado Estadual, Lindolfo Pires (Podemos), participou no sábado (01), na Cidade de Sousa de uma audiência para discutir a criação do Fórum Paraibano de Mudanças Climaticas, e do Instituto de Pesquisa do Vale dos Dinossauros.

Neste encontro, participaram: César Nobrega, representando o CERSA – Comitê de Energias Renoveis do Semiárido, Pedro Couto, Coordenador de extensão e cultura do IFPB, Campus de Sousa, e o ex-vereador, Daniel Pinto.

O ativista, César Nóbrega explicou ao Deputado Lindolfo Pires qual o objetivo da criação do Fórum Paraibano de Mudanças Climaticas, ao tempo que também fez ver a importância do surgimento do Instituto de Pesquisa do Vale dos Dinossauros, cujo objetivo é o estudo Geo-ambiental, e paleontológico, e pediu apoio para que o assunto fosse tratado na Assembleia Legislativa da Paraíba.

César Nobrega disse que é preciso fortalecer a ideia de criar o Instituto de Pesquisa do Vale dos Dinossauros, assim como Cajazeiras está focado para medicina, Sousa era preciso mirar para as pesquisas, e revelou que o Município Sousense é o 1º do Estado da Paraíba em Energias Renovais.

O Professor do IFPB, Pedro Couto ressaltou enquanto Instituição, tem como política a obrigatoriedade de compor no território as forças produtivas, e a relação com o semiárido.

– Então quando o César Nobrega me convida para participar desta reunião pelo CERSA, a gente está neste contexto oficializando e cumprindo com o nosso papel institucional de articular o nosso trabalho no território, ou seja, de fazer que o Instituto cumpra seu papel social de tentar oportunizar condições que a sociedade civil tenha a possibilidade de conviver com o semiárido, resumiu o Professor Pedro Couto.

Lindolfo considera a Cidade de Sousa promissora nesta área de Energia Solar. “Sousa é a Cidade que gera o maior número de KW na Paraíba na geração de energia solar. Então Sousa está na frente de todas as outras cidades. Nada mais natural que aqui seja um centro de pesquisa que possa analisar, irradiar essas pesquisas para outras regiões”, assegurou.

O parlamentar sousense frisou que aproveitando a ideia, a potencialidade do Vale do Dinossauros, os biomas das caatingas no Sertão, é ditoso criar o Fórum Paraibano de Mudanças Climaticas para estudar, pensar, toda essa biodiversidade farta no alto Sertão do Estado da Paraíba, aproveitando exatamente o sol.

– Então veio em boa hora a conversa que estivermos aqui com membros do Comitê de energias renovais, e aqui estamos levando essa proposta para Assembleia Legislativa para que a gente possa criar um Fórum permanente de debates, e acima de tudo criar um Instituto aqui em Sousa que possa fomentar a pesquisa e a extensão, resumiu Lindolfo Pires.

Fonte: Repórter PB
Créditos: Repórter PB