decisão

Após divulgação de áudios machistas, Arthur do Val retira candidatura ao governo de SP

Em um comunicado em suas redes sociais, o parlamentar afirma que suas falas não são corretas "com as mulheres brasileiras, ucranianas e com todas as pessoas que depositam confiança" em seu trabalho.

Após o vazamento de áudios em que fala que as ucranianas são “fáceis porque são pobres”, o deputado Arthur do Val (Podemos), conhecido como Mamãe Falei, abriu mão de sua candidatura ao governo de São Paulo.

Em um comunicado em suas redes sociais, o parlamentar afirma que suas falas não são corretas “com as mulheres brasileiras, ucranianas e com todas as pessoas que depositam confiança” em seu trabalho.

As mensagens de Do Val foram tornadas públicas no fim da tarde de sexta-feira. Durante a noite, o ex-ministro Sergio Moro, pré-candidato do Podemos à Presidência, rompeu com o deputado e declarou que nunca dividirá palanque com ele. O Podemos informou ter aberto procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) também prometeu investigar a conduta do parlamentar.

Neste sábado foi a vez do MBL, movimento do qual Do Val faz parte, se posicionar. Em nota publicada pelo deputado federal Kim Kataguiri (SP), o movimento repudia o teor dos atos e pede desculpas “às pessoas, especialmente amulheres, que se indignaram sinceramente com os áudios”. Diz, porém, que o ocorrido “não invalida o objetivo da viagem, que se cumpriu ao arrecardarmos mais de R$ 250 mil para os refugiados ucranianos.”

Mais cedo, o deputado havia publicado um cídeo no YouTube com o título “Pedido de Desculpas”. Na gravação, ele admitiu que o áudio é real, mas negou que estivesse fazendo “turismo sexual” na Ucrânia.

— Quero que você separe as ações das palavras. Aceito ser julgado pelo que falei, mas não aceito ser julgado pelo que não fiz — afirmou no vídeo.

Fonte: Folhapress
Créditos: Folhapress