Eleições 2020

Após Crivella ironizar 'chapeuzinho de Zé Pelintra', acessório é adotado por eleitores e aliados de Paes

Muitos eleitores de Eduardo Paes (DEM), prefeito eleito do Rio, foram às urnas do Rio neste domingo (29) com uma provocação silenciosa: um chapéu panamá.
O acessório faz alusão a uma frase do candidato derrotado, Marcelo Crivella (Republicanos), no debate da TV Globo, na última sexta-feira (27), quando os dois discutiam sobre a verba pública destinada ao carnaval: “O Eduardo dava R$ 70 milhões para o carnaval porque ele queria desfilar no carnaval. Ele ia lá com o chapeuzinho de Zé Pelintra, saía na capa de jornal. Ele queria autopromoção”.

Luiz Antônio Simas, historiador e pesquisador das religiões afro-brasileiras, explica que o Zé Pelintra é uma entidade de origem nordestina originária no rito religioso do catimbó, comum na Paraíba e em Pernambuco.

“O ‘personagem’ Zé Pelintra chega ao Rio de Janeiro com a grande migração nordestina. O interessante é que, no Rio, essa entidade se torna uma espécie de malandro carioca da década de 1930, da Lapa, que se populariza nos terreiros de umbanda do Rio”, diz.

Segundo ele, a entidade foi incorporada aos cultos do Rio com a indumentária do malandro, como o terno de linho S-120, o sapato bicolor, a gravata vermelha e — finalmente — o chapéu panamá do malandro.

Paes celebra vitória ao lado de correligionários usando o chapéu panamá — Foto: Reprodução/TV Globo
A frase de Crivella gerou críticas nas redes sociais. Ele foi visto como preconceituoso — e acabou estimulando o uso do acessório por aqueles que não queriam a reeleição do prefeito. Simas concorda e vai além.

“Não acho que é preconceito, é racismo religioso. Porque quando você desqualifica as religiões afro indígenas brasileiras é mais do que preconceito. A gente tem que falar mesmo de racismo religioso. O prefeito pertence a uma instituição evangélica que, frequentemente, comete racismo religioso”, opinou, referindo-se a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), da qual Crivella é bispo licenciado.

No domingo, no discurso da vitória de Paes, aliados do prefeito eleito se enfileiraram ao seu lado usando o chapéu, como o vereador Carlo Caiado (DEM). Mais cedo, a cantora Alcione também postou uma foto com o acessório.
Sem citar nominalmente o episódio, o prefeito eleito deixou o seu recado ao atual mandatário.
“Acho que hoje o importante é dizer pros cariocas: comemorem. Podem vibrar, podem dizer que nós afastamos da Prefeitura do Rio um governo preconceituoso, que não cuidava de todos. Agora nós vamos ter uma Prefeitura aberta a todas orientações, a todas as cores, a todos os credos. Essa é uma cidade diversa. Aliás, eu quero deixar esse recado pro Brasil”, desabafou.

Fonte: G1
Créditos: Polêmica Paraíba