violência política

Após confusão em Guarabira, PSB nacional emite nota de repúdio em favor de Gervásio Maia - VEJA NA ÍNTEGRA 

O presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira, assinou uma nota na qual o partido repudia a violência política sofrida pelo deputado federal e candidato à reeleição Gervásio Maia (PB), na noite de sábado (17), em Guarabira.

Na nota, o PSB afirma que Gervásio exercia seu direito de fala em uma atividade de campanha na cidade de Guarabira quando foi “covardemente agredido” por um assessor parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado.

“O PSB se solidariza com o socialista e cobra providências por parte das autoridades de segurança pública”, finaliza a nota.

Nota do PSB

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) repudia com veemência a violência política sofrida pelo deputado federal e candidato à reeleição Gervásio Maia (PB), na noite deste sábado (17), na Paraíba.

Na ocasião, o presidente estadual do PSB-PB exercia seu direito de fala em uma atividade de campanha na cidade de Guarabira quando foi covardemente agredido por um assessor parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado.

O PSB se solidariza com o socialista e cobra providências por parte das autoridades de segurança pública.

Carlos Siqueira
Presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB)

Entenda

Gervásio discursava quando foi interrompido inicialmente por Renato Meireles, candidato a deputado estadual pelo PSB e aliado de Raniery Paulino. Renato alegou que Gervásio seria um “forasteiro”. Em seguida, um homem se aproximou de Gervásio por trás e esmurrou o deputado nas costas. O homem foi identificado como João Agostinho, lotado no gabinete do deputado estadual Raniery Paulino (Republicanos), candidato a deputado federal.

Após a agressão, o homem deixou o palanque e foi embora no carro de Raniery que havia discursado minutos antes. No palanque ainda estavam lideranças como o ex-governador Roberto Paulino (MDB) e o candidato a deputado estadual Célio Alves (PSB).

Gervásio deixou o local sob escolta da Polícia Militar e prestou queixa na delegacia de polícia de Guarabira e foi encaminhado para exame de corpo de delito. Ele emitiu uma nota neste domingo (18) sobre a confusão. “Esse tipo de postura é inaceitável, intolerável e um ataque a todos os que defendem a democracia e o estado de direito”, diz trecho.

Nota de Gervásio Maia
Povo da Paraíba,

Na noite de sábado (17), fui agredido covardemente por um assessor parlamentar da Assembleia Legislativa da Paraíba quando tentava exercer meu direito de fala em uma atividade de campanha na cidade de Guarabira.

Na ocasião, falaria na qualidade de deputado federal, presidente estadual do PSB e candidato à reeleição ao lado de Célio Alves, dr Teotônio, do vice-prefeito Wellington e de muitos amigos da região.

Passo para agradecer as inúmeras mensagens de solidariedade e para informar que estou bem. Após as devidas providências, seguirei com minha agenda normalmente.

Esse tipo de postura é inaceitável, intolerável e um ataque a todos os que defendem a democracia e o estado de direito.

Não serei intimidado por esse ataque sorrateiro e covarde. Vou continuar caminhando pela Paraíba para falar de ações que realmente interessam às filhas e filhos do povo. Assim, como fizemos quando destinamos recursos para a instalação do primeiro tomógrafo público da Região (esperado há 70 anos) e recursos para a reestruturação da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III.

A cidade de Guarabira sempre foi acolhedora. A atitude mesquinha de poucos não me fará deixar de trabalhar pelo município. O processo eleitoral não pode ser exercido sob as insígnias da violência e da intolerância.

No início da madrugada, prestei queixa na Polícia. Fui agredido pelas costas enquanto discursava. Não podemos normalizar e permitir que episódios como esse virem rotina. O tempo de ódio precisa acabar.

Gervásio Maia

Nota de Renato Meireles

Aos amigos de Guarabira, da Região do Brejo e a todo povo paraibano.

O candidato a Deputado Estadual Renato Meireles vem, por meio desta, lamentar e explicar o desagradável episódio ocorrido no Comício de encerramento da Caravana 40 na noite deste sábado 17/09/2022 em Guarabira.

Qualquer evento político tem uma organização e um roteiro de falas.

A organização do evento havia definido que após as falas do Governador João, do Deputado Raniery e da Senadora Polyanna, seria a vez da fala de Renato Meireles e depois do Candidato Célio Alves.

Ocorre que após a fala da Senadora Pollyanna, o candidato Célio pegou o microfone das suas mãos e em total desrespeito a organização do evento, iniciou o seu discurso sem sequer ser anunciado quebrando a ordem estabelecida.

Renato Meireles, apesar de preterido na ordem de fala, esperou pacientemente a conclusão do discurso de Célio momento em que o candidato, mais uma vez, em total desrespeito a organização do evento, passou o microfone ao Deputado Gervasio, sem qualquer anúncio por parte do cerimonial oficial, preterindo-se mais uma vez, o direito de fala de Renato Meireles em sua própria terra.

Nesse momento, não foi possível conter a indignação. Não podia Renato Meireles assistir inerte a tamanho desrespeito a um candidato Guarabirense em sua própria terra causado por candidatos forasteiros que não representam os anseios do nosso povo.

Renato Meireles precisou intervir apenas e tão somente para pedir respeito a sua candidatura e aos guarabirenses que estão dia a dia confiando nesse projeto.

Infelizmente, nesse contexto, o clima esquentou resultando em lamentáveis agressões mútuas no palanque conforme registrado nos vídeos que circulam nas redes, que jamais teriam ocorrido se o recomendável respeito a organização do evento houvesse sido seguido por todos.

Por fim, quero apenas renovar meu compromisso com a minha terra e com o meu povo e dizer sem medo que, onde quer que estejamos, seguiremos sempre com coragem para lutar pelas causas da nossa gente.

Fonte: Polêmica Paraíba com paraiba.com.br
Créditos: Polêmica Paraíba