A última pesquisa Genial/Quaest realizada entre 13 e 17 de agosto levou em conta a opinião dos entrevistados sobre a tentativa de golpe no final de 2022 para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva. O levantamento ouviu 2.004 pessoas em todas as regiões do país, a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O que o levantamento revelou
- A grande maioria da população reconhece que houve uma tentativa de golpe de Estado, com apenas 2% dos entrevistados negando o acontecimento.
- A maioria, com 52% dos entrevistados, acredita na participação do ex-presidente Jair Bolsonaro na conspiração.
- 36% não acreditam na participação de Bolsonaro; 10% não souberam ou não responderam
Quem mais acredita no envolvimento de Bolsonaro
- 62% dos eleitores da região Nordeste.
- 59% dos católicos.
- 57% dos brasileiros com até o ensino fundamental completo.
- 57% entre quem ganha até dois salários mínimos por mês.
Em apenas dois grupos o percentual de pessoas que não acreditam no envolvimento de Bolsonaro supera o dos que acreditam:
- Na região Sul (46% contra 43%).
- Entre evangélicos (54% não acreditam; 30% acreditam).
Prisão domiciliar do ex-presidente
- 55% dos entrevistados consideram justa a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, em 4 de agosto.
A medida foi tomada após o ex-presidente descumprir restrições judiciais, ao fazer uma ligação de áudio, por meio de seu filho Flávio Bolsonaro, para uma manifestação no Rio de Janeiro. A pesquisa também apurou as opiniões sobre se a atitude de Bolsonaro teve a intenção de provocar o ministro Alexandre de Moraes:
- 13% não souberam ou não responderam.
- 57% acreditam que Bolsonaro quis provocar Moraes ao participar da chamada de vídeo.
- 30% acham que ele não compreendeu bem as restrições impostas.