Anísio Maia: "população carcerária aumenta e violência não diminui"

anisio

Na tarde desde último sábado, 5, o deputado Anísio Maia (PT), na condição de presidente da Comissão de Administração, Serviço Público e Segurança da Assembleia Legislativa (ALPB), participou, na sede da Federação Espírita da Paraíba, do Seminário “Como superar a violência com a participação da Sociedade Civil”, promovido pela Rede Desarma Brasil e pela Frente Parlamentar Pelo Controle de Armas, Pela Paz e Pela Vida da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado federal Raul Jugmann (PPS-PE).

Na ocasião, foi ministrada a conferência “A experiência de Medelin e Bogotá na redução da violência urbana” proferida pelo Secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, abordando as experiências das duas cidades colombianas no enfrentamento à violência, a partir da requalificação de espaços e serviços públicos e políticas de inclusão social.

“A sensação de segurança pública é resultado da eficiência da nossa defesa social que é algo mais amplo e que não pode ser colocada inteiramente nos ombros da polícia. Ruas bem iluminadas, espaços para esportes, lazer e cultura para a juventude, educação pública de qualidade, combate às drogas como uma questão de saúde e geração de emprego e renda fazem parte das ações preventivas e do real enfrentamento à violência”, ressaltou Anísio Maia.

O petista destacou que este assunto é um divisor de águas na sociedade, quando uma onda conservadora afirma que basta aumentar a repressão para resolver o problema da violência. “Nós já temos a terceira maior população carcerária do mundo e isto não está resolvendo a insegurança. Será que o aumento da repressão e algumas mudanças na legislação farão sumir os problemas sociais que são os grandes causadores da violência? E a repressão policial tem que ser para todos ou só para negros e pobres como tem sido atualmente?”, concluiu o deputado.

Fonte: assessoria
Créditos: assessoria