GESTÃO na pandemia

Alvo da CPI, farmacêutica que produz ivermectina apaga nota sobre “segurança” do remédio

Randolfe Rodrigues "refrescou a memória" de Carla Zambelli com print em que a deputada divulga a nota da Vitamedic sobre o "tratamento precoce", sem eficácia contra a Covid

A farmacêutica Vitamedic, responsável pela produção da ivermectina no Brasil e que é alvo da CPI do Genocídio, retirou de seu site uma nota em que tentava rebater o laboratório alemão Merck, criador do medicamento, afirmando que ele é “seguro” no “tratamento precoce” contra a Covid-19.

A nota, assinada por Jailton Batista, diretor-executivo da farmacêutica e que presta depoimento à CPI nesta quarta-feira (11), tinha sido divulgada em fevereiro deste ano como resposta a uma nota da Merck confirmando que não há evidência científica comprovando a efetividade da ivermectina contra a doença do coronavírus.

“Desde a eclosão da pandemia da COVID-19, em março de 2020 no Brasil, a Ivermectina passou a ser uma das alternativas para tratamento precoce da doença, especialmente quando estudos clínicos in vitro realizados pela University Monash, de Melbourne, Austrália, apontaram a ação antiviral do medicamento”, dizia um trecho da nota, agora apagada, do site da farmacêutica.

O texto ainda acusava o laboratório Merck  “motivar campanhas contra [a ivermectina] na mídia”, seguindo a linha defendida pelo presidente Jair Bolsonaro, defensor do “Kit Covid”, que inclui o medicamento, além da cloroquina, no tratamento precoce da Covid.

Com a venda da ivermectina, a Vitamedic teve um aumento de cerca R$ 340 milhões nos seus lucros em 2020 e, por isso, se tornou alvo da CPI.

Refresco de memória

Durante o depoimento do diretor da Vitamedic, Jailton Batista, à CPI, a deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PSL-SP) afirmou que o vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), “mentiu” ao dizer que ela fez propaganda do fabricante do medicamento sem eficácia contra a Covid.

O parlamentar, então, “refrescou” a memória da deputada com um print de uma postagem em que ela divulga a nota – agora apagada – da farmacêutica em defesa da ivermectina.

“Oi deputada, tudo bem? Permita-me: qual era sua preocupação com o alcance da nota da Vitamedic? Você defendia os interesses deles?”, questionou Randolfe.

Confira.

Manifesto pelo “tratamento precoce”
Em depoimento à CPI do Genocídio nesta quarta-feira (11), Jailton Barbosa confirmou que a Vitamedic bancou a publicação em jornais de um manifesto de médicos bolsonaristas defendendo o tratamento precoce da Covid-19, sem comprovação científica.

“A Vitamedic foi solicitada a dar apoio a Associação Médicos pela Vida no patrocínio de um documento técnico médico e ela o fez”, disse ao ser indagado pelo relator, Renan Calheiros (MDB-AL).

Randolfe Rodrigues, então, indagou se o diretor farmacêutico “considera isso ético”.

“A empresa ia lucrar com isso e não tinha nenhum estudo técnico com isso”, disse Randolfe.

“Senador, antes mesmo da publicação deste manifesto, que aconteceu em 16 de fevereiro, a empresa já tinha registrado uma forte demanda do mercado, independente da opinião dos médicos e da publicação desse manifesto”, alegou Barbosa.

“Isso o senhor está informando sobre demanda de mercado. A gente está falando da vida das pessoas. Tem algum estudo que mostrasse a eficácia desse medicamento contra a Covid?”, insistiu Randolfe.

Ao responder, o diretor da Vitamedic tergiversou e não citou sequer uma pesquisa sobre o uso do medicamento contra o coronavírus. “Ao redor do mundo tem uma quantidade muito grande de documentos e tem uma associação médica que reúne uma quantidade grande de profissionais de saúde. E nós não entramos no mérito do conteúdo da informação”, disse.

Ex-delegado e professor de Direito Penal, Fabiano Contarato (Rede-ES) acusou a empresa de cometer estelionato.

“Isso em Direito penal chama-se estelionato. Artigo 171: obter vantagem indevida induzindo ou mantendo alguém em erro mediante artifício ou ardil ou qualquer outro meio. Pena: reclusão de 1 a 5 anos e multa. Isso fere a ética e o artigo 171 porque está sendo violada a vida humana”, disse Contarato.

“E o custo foi pago em vidas”, emendou Calheiros.

 

Fonte: Revista Fórum
Créditos: Revista Fórum