Audiência Pública

ALPB vai promover audiência pública para discutir tratamento de câncer no Estado

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) irá promover uma audiência pública para discutir o tratamento de câncer nas unidades de saúde referência no Estado. O requerimento, aprovado em plenário, essa semana, foi de autoria do deputado estadual Wilson Filho (Republicanos) e a sessão deverá acontecer na primeira semana de dezembro.

Foto: divulgação

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) irá promover uma audiência pública para discutir o tratamento de câncer nas unidades de saúde referência no Estado. O requerimento, aprovado em plenário, essa semana, foi de autoria do deputado estadual Wilson Filho (Republicanos) e a sessão deverá acontecer na primeira semana de dezembro. Nas redes sociais, o parlamentar que precisou se licenciar da Casa no mês de abril para retirada de nódulo no joelho, falou sobre a iniciativa e comemorou a aprovação do pedido feito pelo seu gabinete.

“No meu primeiro discurso pós-licença médica me comprometi a abraçar ainda mais a luta contra o câncer durante o mandato. O diagnóstico precoce é essencial, foi decisivo no meu tratamento cirúrgico e a gente precisa discutir alternativas de melhorar a qualidade e a quantidade dos serviços oferecidos em nosso Estado nessa área. O trabalho dos profissionais que atuam nos hospitais de referência como Laureano, FAP, Hospital do Bem, são inegáveis, mas a demanda aumenta a cada dia e a gente precisa encontrar alternativas que consigam dar suporte ao tratamento desses pacientes, bem como assistir os seus familiares, que também acabam vivenciando a doença”, pontuou o deputado.

Durante a sessão que aprovou o requerimento ficou estabelecida a primeira semana do mês de dezembro para a realização da audiência pública, mas a data deverá ser definida e divulgada na próxima semana. “Tenho certeza que a Casa de Epitácio Pessoa estará lotada para discutirmos esse tema tão importante para a nossa sociedade. A maioria da população já precisou lidar com o câncer, seja enquanto paciente, como familiar ou amigo de alguém em tratamento. Vamos convocar a Secretaria de Saúde do Estado, as Secretarias municipais, hospitais de referência, casas de apoio aos pacientes com câncer, para compreendermos as necessidades e encontrarmos alternativas de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, finalizou.

Bandeira permanente – Wilson Filho abraçou a luta contra o câncer como bandeira permanente de atuação do seu mandato desde que retornou da licença médica, em agosto. Por meio do Requerimento 5.355/2023, também aprovado na ALPB, solicitou a ampliação do programa Opera Paraíba para pacientes oncológicos.

“Tenho dialogado com a Secretaria de Saúde a respeito do tema. Em Brasília o governador também falou sobre a ampliação e melhoria dos serviços oncológicos com a ministra Nísia Trindade. Tenho acompanhado de perto esse trabalho da pasta em relação à oncologia e tenho certeza que em breve poderemos comemorar conquistas para os pacientes no Estado”, acrescentou.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba