curiosidade

AGOSTO MÊS DE DESGOSTO? Fatos históricos que mostram que agosto é um mês sinistro para a política brasileira

dilma

A máxima “agosto, mês de desgosto” tem se mostrada bem acertada quando o assunto é a política brasileira.

Getúlio Vargas, que tinha o epíteto “pai dos pobres”, foi presidente do Brasil em dois períodos. O primeiro período foi de 15 anos ininterruptos, de 1930 até 1945, como chefe do “Governo Provisório” e depois como presidente da república do Governo Constitucional, tendo sido eleito presidente da república pela Assembleia Nacional Constituinte de 1934; e, de 1937 a 1945, como presidente-ditador, durante o Estado Novo implantado após um golpe de estado. Cometeu suicídio no ano de 1954, com um tiro no coração, durante um mês de agosto, mais precisamente no dia 24 de agosto.

No dia 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros renunciou ao seu mandato depois de intensa pressão militar. O político tinha como principal símbolo uma vassoura, pois afirmava que iria “varrer toda a sujeira da administração pública”.

Em 31 de agosto de 2016 foi a vez de Dilma Rousseff experimentar o gosto amargo de agosto e depois de um processo desgastante, teve seu mandato presidencial cassado.

 O presidente recém empossado Michel Temer deveria manter-se em alerta e começar a se preparar para os agostos e desgostos que virão.

 

Fonte: Polêmica Paraíba