O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino, representou o parlamento estadual na sessão especial realizada na manhã desta quinta-feira (22), no Plenário do Senado Federal, em homenagem aos 160 anos de nascimento de Epitácio Pessoa — ex-presidente da República, ex-senador pela Paraíba, jurista, advogado, professor e promotor de Justiça.
Adriano Galdino usou a tribuna para enfatizar a relevância histórica de Epitácio Pessoa para a Paraíba e para o Brasil.
“É uma alegria imensa estar aqui representando a Assembleia Legislativa da Paraíba nesta justa homenagem ao maior de todos os paraibanos. Epitácio é símbolo de superação, inteligência e compromisso com o povo nordestino. Órfão aos oito anos, enfrentou dificuldades imensas, mas soube transformar conhecimento em instrumento de mudança social e política”, destacou.
Galdino também criticou o que chamou de “injustiça orçamentária” praticada historicamente contra o Norte e o Nordeste.
“Mesmo sendo o único brasileiro a ter presidido os três poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário — Epitácio não se esqueceu de sua origem e governou com olhar voltado para os mais humildes. Se estivesse vivo, certamente estaria levantando a bandeira contra o desequilíbrio na distribuição de recursos federais”, afirmou.
A solenidade foi proposta pelo senador paraibano Efraim Filho (União-PB), por meio do Requerimento nº 23/2025.
A Sessão Especial em homenagem a Epitácio também contou com a presença do do ministro do STJ, Herman Benjamin; o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho; o neto do homenageado, embaixador Carlos Alberto Pessoa Pardelas; e o procurador Marcílio Toscano Franca Filho. Também participaram os deputados Cicinho Lima e Tovar Correia Lima, além do vereador Milanez Neto, representando João Pessoa.
Fonte: ALPB
Créditos: Polêmica Paraíba