eleições 2022

Ação de João Azevedo, reação de Daniela Ribeiro - Por Gildo Araújo

"Parece que a tônica daqui para as eleições irá ser esta: todas as vezes que o governador avançar na construção de sua reeleição, haverá uma reação imediata das oposições"

A semana na Paraíba foi recheada de nuances políticas, ou seja, praticamente já foi dada a largada para a disputa governamental de 2022. Na segunda-feira (01/02) e na terça-feira (02/02), o deputado Ricardo Barbosa, agora líder do Blocão, anunciou a volta do deputado Bosco Carneiro (Cidadania) à base do governo na Assembleia Legislativa e a chegada do deputado Manoel Ludgério (PSD), que adere ao “Palácio da Redenção” trazendo consigo dezenas de prefeitos de sua base eleitoral, e ainda pode contar com Jane Panta (Progressistas) faltando pequenos acertos com a parlamentar.

E não para por aí… o rolo compressor do governo vem numa ascendência tão elevada que até o deputado federal Gervásio Filho, que teve algumas arestas com o governador João Azevedo no ano passado, já ascendeu com a possibilidade de sua volta depois de romper politicamente com Ricardo Coutinho que a cada dia que passa fica no ostracismo. Toda essa movimentação política do governo evidentemente mexe no tabuleiro político para o próximo ano.

Por outro lado, essa semana também vimos que a Senadora Daniella Ribeiro (Progressistas), ao sentir o avanço governista na montagem tática para o ano vindouro, imediatamente foi à imprensa para anunciar mais investimento para a Paraíba através de seu mandato parlamentar, como por exemplo a implantação de uma agência da Caixa Econômica no Bairro Valentina de Figueiredo em João Pessoa, e mais 23 milhões de recursos para a construção do Centro de Convenções de Campina Grande, obra que será realizada pelo Governo da Paraíba.

Daniela Ribeiro ainda aproveitou a oportunidade para alfinetar o Governador quando disse que “João Azevedo é uma pessoa de difícil relação” e em seguida declarou que é oposição ao governo e que o Progressistas terá candidatura na majoritária em 2022, evidenciado a possibilidade de vir disputar as eleições ou, quem sabe, a postulação de seu irmão Aguinaldo Ribeiro (Progressistas).

É importante ressaltar que a vice-governadora Lígia Feliciano não poderá disputar a reeleição já que foi reeleita em 2018, o que pode facilitar ao governo uma negociação até mesmo com o próprio partido Progressistas, embora os horizontes já apontem uma tendência oposicionistas, pelo menos, são os sinais apontados pela senadora Daniella Ribeiro.

Parece que a tônica daqui para as eleições irá ser esta: todas as vezes que o governador avançar na construção de sua reeleição, haverá uma reação imediata das oposições, principalmente por parte da indócil senadora Daniella Ribeiro que tem características de enfrentamento, diferentemente de Romero Rodrigues que sempre procura agir de forma mais cautelosa, buscando mais a racionalidade e mitigando as emoções.

Em face do cenário apresentado essa semana, fica uma pergunta que não quer calar: Será que a proposta do deputado Manoel Ludgério de unir Romero Rodrigues com João Azevedo tem um sentimento de que Daniela Ribeiro será candidata a governadora em 2022? Será que o parlamentar desejaria ver o ex-prefeito campinense, Romero Rodrigues, ingressasse numa senatória ao lado de João? Em política tudo pode acontecer… já vimos Cássio Cunha Lima abraçado com Ricardo, então não seria impossível a possibilidade de vermos Romero Rodrigues com João Azevedo.

O bom da política é esse seu dinamismo, é como dizia o grande filósofo Aristóteles, “Política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e divide-se em ética e na política propriamente dita”.

Fonte: Gildo Araújo
Créditos: Gildo Araújo