Diálogo

'A política é o único caminho que se tem, ou partiremos para o autoritarismo?', Aguinaldo Ribeiro questiona postura de Bolsonaro em relação ao Congresso Nacional

Durante a entrevista o deputado falou sobre a crise atual que vem se mantendo entre os líderes do poder legislativo e do poder executivo, Rodrigo Maia e Jair Bolsonaro e sobre a reforma da previdência.

O deputado Aguinaldo Ribeiro concedeu na tarde desta quinta-feira(28) uma entrevista ao programa Arapuan Verdade da Rédio Arapuan. Durante a entrevista o deputado falou sobre a crise atual que vem se mantendo entre os líderes do poder legislativo e do poder executivo, Rodrigo Maia e Jair Bolsonaro e sobre a reforma da previdência.

Para o deputado neste momento que o Brasil vem vivendo é necessário se buscar serenidade, pois acima das duas figuras que protagonizam a discussão esta relação precisa ser compreendida através do seu caráter institucional. Aguinaldo em seguida reforçou a importância de que os dois chefes de poderes consigam estabelecer um diálogo entre si “Não há democracia que se põe sem diálogo. É preciso que haja diálogo para que possamos avançar na pauta”.

Ele ainda afirmou acreditar que a discussão entre Maia e Bolsonaro estaria atrasando as expectativas depositadas pelo povo nas urnas durante as eleições de 2018. Questionado se o Congresso teria sido ofendido pela fala do presidente da República de que o tipo de articulação cobrada pelo presidente da Câmara para que ele consiga aglutinar votos suficientes para aprovar a reforma da previdência não será feita, pois ele não agirá de maneira a ser preso assim como presidentes que governaram antes dele, Aguinaldo afirmou que este tipo de pronunciamento não faria diferença para os legisladores e que Rodrigo Maia posicionou-se muito bem ao responder Bolsonaro.

 Aguinaldo afirmou que o que não é possível dentro de um ambiente democrático que se negue o fazer político em um sistema institucional por mais transparente que ele seja.”A política é o único caminho que se tem. Qual o outro caminho, partir para o autoritarismo?”, questionou o parlamentar.

Ele prosseguiu afirmando que as falas de Bolsonaro não seriam procedentes a partir do momento em que a função do deputado em Brasília é exatamente conseguir a descentralização dos recursos alocados na Capital Federal e lutar para que estes valores se encaminhem para os estados. O deputado prosseguiu cobrando que o presidente apresente como ele deseja posicionar-se dentro deste novo modelo político para o Brasil que ele defende que seja implantado: Em momentos como esses em que se afirma querer fazer nova política é necessário apresentar como fazê-la. Não é possível negar o fazer político”.

Sobre a aprovação da reforma da previdência apresentada pelo Governo Federal ao congresso, Aguinaldo afirmou que trata-se de uma pauta de difícil aprovação, mas que os números do governo também deixariam claro que trata-se de um tema urgente para o país. Para ele o governo é quem deve através da articulação conduzir a aprovação da reforma e que Bolsonaro tem um papel fundamental nesse convencimento daqueles que irão votar a reforma. Questionado se poderá ser o relator da pauta Aguinaldo negou e afirmou acreditar que ela seja posta nas mãos de alguém do PSL ou do NOVO, principalmente pelos membros deste último defenderem de forma muito firme a necessidade da reforma.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba