A GUERRA DE NOTAS: CARTAXO/PSD....(o pt estadual é honesto).... X PT......(não existia Luciano sem o PT) -

PT-e-PSD-400x173
O prefeito Cartaxo já respondeu a nota do Partido dos Trabalhadores. Um dia depois da reunião do PT que decidiu pelo desembarque da gestão do prefeito Luciano Cartaxo, em João Pessoa, o gestor divulgou nota rebatendo as críticas dos agora ex-correligionários. Cartaxo se apressou em dizer que lamenta o posicionamento dos colegas, de deixarem a gestão e esclareceu que as críticas feitas por ele aos escândalos que envolvem o PT se referem ao contexto nacional, não ao municipal.

Confira as duas notas:

Nota de Luciano Cartaxo

Em resposta às declarações do Partido dos Trabalhadores (PT), o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, concede as seguintes considerações:

1. Respeito a decisão da executiva estadual do PT, partido em que militei por mais de 20 anos. No entanto, lamento o posicionamento de deixar a gestão, uma vez que a sigla tem quadros administrativos qualificados, que sempre cumpriram um papel importante nas transformações realizadas em João Pessoa nos últimos anos.
2. Em nenhum momento fiz qualquer associação dos militantes do PT da Paraíba com os fatos ocorridos no cenário nacional, deixando claro que a decisão não passa por desentendimentos políticos, nem administrativos, com a sigla no estado.
3. Ao assumir a prefeitura, uma ampla base de partidos deu apoio à gestão, até então liderada pelo PT. Em nenhum momento, o partido demonstrou a necessidade de qualquer rompimento com outras siglas na esfera municipal.
4. O Partido Social Democrático (PSD), ao qual me filiei, integra a base do governo Dilma desde o período eleitoral do ano passado. Portanto, está no mesmo conjunto de forças que dá sustentação ao mandato da presidente no Congresso. A sigla também ocupa o Ministério das Cidades, com Gilberto Kassab.
5. Meus ideias políticos seguem os mesmos, desde quando entrei na vida pública. Continuo na mesma trilha, defendendo as causas populares, a inclusão social e os menos favorecidos, com a coragem para fazer o que precisa ser feito. Pode ser que alguns tenham abandonado as suas bandeiras. Eu, seguirei com as minhas, levando adiante o sonho que me motivou a ingressar na política: fazer o bem, fazer o certo.
6. A escolha que sempre tracei também se reflete nas políticas adotadas, como as creches em tempo integral, o Banco Cidadão, o maior programa de habitação dos últimos anos, além da oferta de novos espaços públicos, a exemplo da Calçadinha da Orla e da Nova Lagoa. São ações que também podem e devem continuar com o apoio direto ou indireto do Governo Federal, como ocorre em qualquer capital do país.
7. Esta foi uma decisão baseada em princípios, com muita coerência e coragem. Agradeço a todos os companheiros pelo muito que realizamos ao longo de todos esses anos. Digo isso, reforçando que o meu compromisso com João Pessoa e com o trabalho pela cidade será sempre maior do qualquer partido político.

Luciano Cartaxo
Prefeito de João Pessoa

Nota da executiva do PT

A Comissão Executiva Estadual do PT – PB, reunida em 18 de setembro de 2015, em total sintonia com a Direção Nacional do Partido, em virtude da decisão política do Senhor Prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo Pires de Sá, em se desvincular dos quadros do PT,  considerando:
a) A surpresa com que o partido foi tomado pelo ato de tamanha importância, agravando-se por sua escolha por um partido conservador, cuja política nega todo o seu discurso anterior;

b) O que representou a eleição de um Prefeito do PT em João Pessoa nos 35 anos de nossa história;

c) Que a vitória do projeto petista buscou o protagonismo político e a construção de uma cidade democrática, participativa e menos desigual. Não haveria candidatura, nem mandato de Luciano Cartaxo, não fosse o PT e a sua militância;

d) Que a grande maioria das políticas implementadas pelo Governo de João Pessoa são programas executados com recursos do Governo da presidenta Dilma – PT, a exemplo do Minha Casa Minha Vida, os CREI’s do Projeto Brasil Carinhoso, as UPAS, a Urbanização da Lagoa, as Escolas de Tempo Integral, etc

Resolve aprovar por UNANIMIDADE:
1 – Destacar a importância da unidade do movimento popular e de esquerda em apoio à continuidade do mandato da presidente Dilma, da defesa dos direitos da classe trabalhadora da democracia e da soberania nacional.
2 – Conclamar a militância petista a empreender um esforço coletivo no sentido de fortalecer o PT a partir de um grande movimento de reorganização partidária que priorize o debate politico ideológico, a valorização de suas instâncias e que qualifique nossas relações com base no programa partidário.
3 – Continuar acreditando em um modelo de relacionamento e organização politica com base no debate de ideias e convicções. Desta forma, DELIBERAMOS que todos os filiados e filiadas que estão compondo o Governo Municipal de João Pessoa entreguem seus cargos ao atual gestor;
4 – Não nos furtaremos a enfrentar o atual cenário, construindo diálogos e debates políticos com os partidos progressistas e do campo democrático e popular, buscando prosseguir nossa caminhada em coerência com nossas ideias e propostas do PT, iniciando no processo eleitoral de 2016.
5 – Por fim, conclamamos a Direção Municipal de João Pessoa que imediatamente convoque uma ampla plenária de avaliação da nova conjuntura avaliando e decidindo os rumos do PT em nossa cidade em sintonia com as deliberações das instancias superiores.