Aline Lins

Como no xadrez, os movimentos dos atores (e atrizes) políticos são imprevisíveis e friamente calculados. A ida do ex-prefeito Luciano Agra para o PEN foi uma dessas jogadas de estrategista (ou melhor, estrategistas…). Mas política é isso, é saber articular e surpreender. Nossa memória é que é curta para lembrar onde as peças estavam no tabuleiro político. Agra é ex-vice-prefeito de Ricardo Coutinho, hoje governador, assim como o deputado federal Manoel Júnior (PMDB). Ambos, hoje, adversários do socialista. Ricardo, por sua vez, foi aliado do ex-governador José Maranhão. Um dos deputados que atualmente faz oposição ao governador na ALPB já coordenou campanha de Ricardo Coutinho a prefeito de João Pessoa. Em 2010 PSB, DEM e PSDB subiram no mesmo palanque. Na política, peão quer sempre virar rei.

Condições

O vereador Marcos Antônio disse ontem quais são as suas condições para ingressar no MD. Ele disse esperar que essa mobilização seja realmente democrática, que os ex-filiados do PMN e PPS escolham em congresso a direção. “Se for assim eu fico, se for mais uma imposição ou decisão de cima pra baixo não vou aceitar”.

Júlio fará falta

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) disse ontem que Júlio Rafael sempre foi um grande amigo, e que as mais sólidas amizades são construídas quando há contraditório, divergências e tolerância fraterna. “Fará muita falta. Falta de verdade”, disse.

Emancipações

O deputado federal Manoel Ludgério (PSD) e o secretário executivo de Interiorização, Moacir Rodrigues, vão entrar em campo pela emancipação política dos distritos campinenses de São José da Mata e Galante, respectivamente. Se passar, eles serão candidatos a prefeito.

MPF em patos

Na próxima quarta-feira (12), às 16h, o Ministério Público Federal na Paraíba inaugura as instalações da Procuradoria da República em Patos (PRM/PT). A unidade terá o comando do procurador da República João Raphael Lima, que atuará em casos referentes a 48 municípios paraibanos.

Foco em 2014

O presidente estadual do PSD, vice-governador Rômulo Gouveia, adiantou que o encontro do partido servirá para avaliar o cenário político que o PSD representa no Estado e orientar os filiados sobre a condução do partido para 2014.