Vírus no sistema

Marcos Tavares

Correndo o risco de acabar de novo nas Varas da Justiça, por dever de ofício e de cidadão arrisco-me a tecer alguns comentários sobre o malfadado ‘Jampa Digital’ e o escândalo que ele gerou. Uma coisa é certa: o dinheiro – desviado ou não – foi gasto em vão. Não existe sistema, ninguém se conecta e tudo não passou de uma grande burla com direito a festa de inauguração. Essa verdade independe de investigações, estudos e elucubrações. Basta o distinto leitor tentar acessar o sistema na nossa enchuvarada praia.

Outra verdade. Desapareceu dinheiro. Para onde foi, se pra campanha, pras obras pias ou embolsado não se sabe, mas a grana sumiu e nesse angu tem o dedo suspeitíssimo de Duda Mendonça, especialista em marketing político e lavagem de dinheiro. Não existem notas duras nem agressões que possam modificar esse fato. O dinheiro desapareceu e não foi pouco, algo na conta dos milhões que estão por aí no mundo virtual da corrupção.

Uma terceira verdade. Implicados ou não, tanto o governador Ricardo, como o vice Rômulo e o ministro Ribeiro vão pagar um alto preço político por isso. Esse é um tema que adversário nenhum vai deixar passar na campanha, portanto é melhor ir se acostumando com o assunto que ele vai rolar e muito. Dito isso, espero que a competente Polícia Federal e a douta Justiça encontrem os culpados por mais privilegiados que sejam os foros que os assistem.

Vozes

Tem mais gente que deveria falar sobre o ‘Jampa Digital’, pois em algum momento o problema esteve em suas mãos. O ex-prefeito Agra, o – à época secretário – Nonato Bandeira e o secretário que substituiu Aguinaldo tem o dever de vir a público tentar esclarecer esse drama informático.

É bem provável que não o façam, pois ninguém quer contágio ou contato com doença grave, mas, ao menos por cidadania, deveriam informar aos contribuintes onde acham que foi parar o dinheiro. É o mínimo que essa onda moralizadora que varre o país indicaria.

Silêncio

Outro que será obrigado a falar sobre o ‘Jampa Digital’ é o atual prefeito Cartaxo. Afinal, o sistema algum dia vai funcionar ou não? Em que pé estão as negociações para que ele se torne uma realidade?

Ou o prefeito simplesmente vai passar uma borracha sobre esses milhões gastos e dizer que não existe nem japa e muito menos ‘Jampa Digital’.

Algumas coisas devem ser ditas por quem na atualidade segura a bomba prestes a explodir.

Bênçãos

Que a presença do Papa em terras brasileiras seja um anúncio de novos e melhores tempos.
Afinal ele é argentino, mas Deus é brasileiro.

Junção

Não consigo ver Veneziano e Agra juntos numa chapa.

São pessoas e políticos de métodos e ideias completamente diferentes.

Fraterno

Daniella Ribeiro aceita de bom grado a junção com o PT, mas sem Veneziano na cabeça.

A fraternidade fala mais alto.

Sequestro

Notícia pra lá de estranha. Uma equipe do Samu teria sido mantida à força no Trauminha por coação da diretoria do hospital.

A polícia foi lá liberar os doutores.

Insistência

Dilma e seu PT insistem no plebiscito.

Uma luta inútil, pois o restante dos partidos já pulou fora desse barco.

Caminhos

Tudo bem, que se meta o pau nos políticos, na política e nas estruturas democráticas.

Mas é bom nunca esquecer que o caminho alternativo é a ditadura.

Frases…

Reinando – Toda vez que você mata um Rei, entroniza outro Rei.

Sem Cura – Paixão e virose. Ninguém sabe como chega e só desaparece com o tempo.

Transacionando – Comércio e sexo só são bons quando é vantajoso para os dois.