Pronunciamento

Vice-prefeita de Pedras de Fogo comparece a evento após ser desconvidada e denuncia perseguição: “Quem tem coragem, enfrenta”

Manuella Maroja, vice-prefeita de Pedras de Fogo
Manuella Maroja, vice-prefeita de Pedras de Fogo

Pedras de Fogo - A 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, realizada nesta semana pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Pedras de Fogo, foi marcada por um episódio de tensão política.

A vice-prefeita do município, Manuella Maroja, compareceu ao evento mesmo após ter sido formalmente desconvidada pela organização.

Em um e-mail enviado para Manuella, dizia “a composição da mesa e das participações foi reestruturada, e, portanto, sua presença não será necessária nessa ocasião“. O prefeito de Pedras de Fogo, Bá Barros, teve a sua presença mantida no evento.

Em discurso durante a conferência, a gestora parabenizou as mulheres presentes, elogiou a iniciativa da secretaria e destacou a importância da participação feminina na construção de políticas públicas. Ela também fez um desabafo, mencionando os desafios enfrentados pelas mulheres brasileiras.

“A gente vive em num país que é mais da metade formado por mulheres. No entanto, a gente enfrenta desigualdades como desvalorização salarial, a gente tem o feminicídio que é gritante, violência doméstica, violência patrimonial, a violência social, todos os tipos de violência. E, entretanto, a gente nunca desiste de lutar. A gente está sempre atrás dos nossos objetvos”, declarou.

Nas redes sociais, a vice-prefeita se pronunciou sobre o episódio e afirmou que o desconvite foi resultado de “gestos lamentáveis e desrespeitosos”. Segundo ela, a decisão de participar do evento foi motivada por seu compromisso com a população e pela trajetória política de sua família.

“Fui formalmente desconvidada de um evento que deveria valorizar mulheres, mas ainda assim compareci, pois represento não apenas as mulheres de Pedras de Fogo, como todos os cidadãos, e, para além disso, represento uma história”, escreveu.

Ela é filha de Isabella Maroja e de Manoel Alves da Silva Júnior, ex-prefeito de Pedras de Fogo por quatro mandatos, ex-deputado estadual, ex-vice-prefeito de João Pessoa e três vezes deputado federal.

No vídeo publicado em suas redes sociais, a vice-prefeita denunciou o que classificou como perseguição política. “Reafirmo o meu compromisso com as mulheres de Pedras de Fogo, com a representatividade e com a verdade. Quem tem coragem, enfrenta e eu enfrento não só por mim, mas por todas nós”, declarou.

Até o momento, a Prefeitura Municipal de Pedras de Fogo e a Secretaria de Desenvolvimento Social não se pronunciaram oficialmente sobre o desconvite.

O caso repercutiu entre lideranças locais e levanta questionamentos sobre a condução institucional de um evento voltado à promoção da igualdade de gênero.

Confira a fala de Manuella no evento

Confira o e-mail que Manuella recebeu sendo desconvidada do evento: