Vereador denuncia inchaço na folha de pessoal da Prefeitura de João Pessoa

O parlamentar comentou que se os gastos do Executivo com a folha de pessoal precisam ser repensados

Raoni Mendes

O vereador Raoni Mendes (PDT) denunciou o aumento de 17 mil para 22 mil prestadores de serviço na Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) durante entrevista no Jornal da Câmara desta terça-feira (14). Ele adiantou também que entre as emendas que pretende sugerir à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2015, estarão o Hospital da Mulher; a realização de concurso público para a escolha das empresas executoras de grandes obras municipais; e mais investimentos no Turismo.

Sobre o valor previsto na LOA 2015, avaliado em R$ 2,5 bilhões, o parlamentar comentou que se os gastos do Executivo com a folha de pessoal forem repensados, principalmente os com cargos comissionados e gratificações, as áreas essenciais, como Educação, Saúde, e Segurança poderão ser beneficiadas.

De acordo com Raoni, é a quinta vez que a Prefeitura se compromete com algum tipo de desconto em tributos. Para ele, é claro que não está fácil a arrecadação na cidade, pois isso demonstra que as finanças necessitam de maior arrecadação para que se mantenham em equilíbrio.

“Saímos de 17 mil prestadores de serviço na Prefeitura para 22 mil; de 700 para 1.200 cargos comissionados, fora o número enorme de gratificações que são concedidas. Caso esta situação seja readequada e repensada, as áreas essenciais terão investimentos assegurados em João Pessoa. Não vi uma quantidade significativa de serviços novos serem abertos para aumentar tanto assim a folha de pessoal. É claro que há um inchaço na folha de pessoal”, alertou.

Ao ser indagado sobre quais as áreas que vai priorizar nas 25 emendas a que tem direito de propor à LOA 2015, Raoni citou a necessidade de João Pessoa obter conquistas já discutidas na CMJP, como: o Hospital da Mulher; o Hospital Veterinário Municipal; a realização de concurso público para a escolha das empresas responsáveis por grandes obras públicas municipais; e mais investimentos no Turismo.

“Seria ótimo que a cada seis meses o Executivo pudesse fazer uma avaliação do seu programa de governo, uma iniciativa proposta pelo meu mandato aqui na CMJP em prol da boa gestão e da transparência. Deveríamos ter concurso público para as grandes obras municipais, como as de infraestrutura, por exemplo. A lentidão na execução de algumas obras se dá pela falta de pagamento a algumas empresas executoras”, destacou Raoni Mendes.

O telejornal é apresentado pelo jornalista Edmilson Lucena e transmitido ao vivo, de segunda a quinta-feira, pela TV Câmara de João Pessoa, nos canais 23 (Net) e 52 (sinal aberto).