
Estudantes pró e contra a ocupação da Universidade de Brasília (UnB) entraram em conflito na manhã desta segunda-feira (21/11). A confusão começou quando alunos contrários ao movimento tentaram retirar barreiras formadas por carteiras, que impediam a entrada em salas de aula no Instituto Central de Ciências (ICC).
Desde o fim de semana, por meio das redes sociais, estudantes contrários à ocupação ameaçavam partir para o confronto com os alunos acampados no campus em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição 55 (antiga PEC 241), que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos.
A discussão foi filmada por alunos. Confira nos vídeos abaixos:
O embate entre estudantes a favor e contrários a ocupação tem sido frequente nas últimas semanas. No último dia 9, a Faculdade de Saúde foi tomada por alunos como forma de manifestação contra a PEC 55. Entretanto, colegas dos cursos tentaram impedir ação, gerando tumulto no local.
Segundo a reitoria da UnB, uma comissão de negociação formada por diretores da instituição tenta ainda negociar a desocupação com os estudantes.
Via judicial
Na tentativa de acalmar os ânimos, grupos declaradamente contrários à ocupação entraram na Justiça para resolver o problema. Eles apresentaram uma representação ao Ministério Público Federal no DF (MPF-DF) após reunirem 3.048 assinaturas em favor da desocupação dos prédios. A representação foi distribuída à procuradora Luciana Loureiro Oliveira, que ainda vai decidir se dará prosseguimento à ação.
Fonte: Metrópoles
Créditos: João Gabriel Amador