Brasil

Vai ter horário de verão em 2025? Debate segue e decisão final será de Lula

Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

O governo avalia trazer de volta o horário de verão em 2025, após ele ter sido suspenso em 2019. O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) afirma que o consumo de energia está crescendo e há risco de sobrecarga no sistema.

Em paralelo, a Comissão de Saúde da Câmara aprovou em 9 de julho um projeto de lei que proíbe o horário de verão em todo o país. O relator, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), argumenta que a medida não gera mais economia significativa de energia e pode causar problemas de saúde, como distúrbios do sono, cansaço e desequilíbrio hormonal. A segurança também é uma preocupação: acordar e se deslocar ainda no escuro aumenta a sensação de vulnerabilidade, especialmente em áreas com maior violência urbana.

Já a oposição defende que a decisão sobre o horário de verão deve ser do governo federal, lembrando que a medida sempre foi aplicada apenas em algumas regiões, onde pode trazer benefícios.

A decisão final será do presidente Lula, que vai analisar relatórios técnicos do setor elétrico. Se aprovada, a mudança valerá do primeiro domingo de novembro ao terceiro domingo de fevereiro, em parte do território nacional.