Dois dos três senadores da Paraíba já se posicionaram contra a PEC da Blindagem, que foi aprovada na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (17), com a reinclusão da votação secreta para abertura de investigações e autorizações de prisão de parlamentares.
O senador Efraim Filho (União Brasil) cravou publicamente, em entrevista à Rádio Correio na manhã desta quinta-feira (18), que votará contra a proposta quando ela chegar ao Senado.
Na quarta-feira (17), o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) também se manifestou pelas redes sociais, afirmando ser contrário à PEC.
Já em relação à senadora Daniella Ribeiro (PSD), ainda não houve posicionamento oficial. A reportagem do Polêmica Paraíba entrou em contato com a assessoria da parlamentar e aguarda resposta. Segundo o jornalista Luis Torres, Daniella estaria contrária à proposta. No entanto, informações do site Conversa Política indicam que a senadora ainda aguarda a chegada do texto final no Senado para analisar o conteúdo com sua assessoria jurídica antes de declarar sua posição.
A PEC da Blindagem, como ficou conhecida, prevê que decisões como abertura de investigações e autorizações para prisões de deputados e senadores só possam ocorrer com aprovação por votação secreta nas respectivas Casas legislativas. O dispositivo havia sido retirado do texto-base na terça-feira (16) por um destaque do partido Novo, mas foi reinserido durante a votação dos destaques no dia seguinte.
Agora, o texto segue para o Senado, onde precisa ser aprovado em dois turnos com o apoio de pelo menos três quintos dos senadores (49 votos).