Senador Vital é parabenizado por atuação na CCJ

Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) comemora a chegada ao Plenário do Projeto de Lei de Conversão (PLV) proveniente da Medida Provisória 610/13, que contém medidas de combate à seca no Nordeste

O Senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), relator da Medida Provisória 610/13, que permitiu o perdão de dívidas dos agricultores e outros benefícios a pequenos produtores rurais em épocas de seca parabenizou o Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) pelas 11 emendas que garantiram, além do perdão das dívidas de até R$ 15 mil, outros benefícios. Segundo ele, a contribuição dada por Vital, com as 11 emendas apresentadas, foi algo muito raro na história do Senado.

“Incorporo o pronunciamento de Vossa Excelência ao relatório, pelas palavras que proferiu, contribuindo com 11 emendas, uma coisa rara. De 119 emendas, Vossa Excelência contribuiu com 11, todas contempladas. Inclusive, minha preocupação era lhe explicar que a última emenda, a de nº 80, contempla no texto, totalmente, a colocação feita por Vossa Excelência nas suas emendas. Então, eu tinha atendido 10, e agora a 11ª está incorporada a esse relatório pelas suas mãos”, disse Eunício, ao comunicar que todas as emendas de Vital tinham sido acatadas integralmente.

Segundo Eunício, os paraibanos e, por extensão, os nordestinos em geral estão agradecidos a Vital pela iniciativa. “O povo da Paraíba, o povo do Nordeste brasileiro e este Relator agradecem a contribuição de Vossa Excelência”. Enquanto Eunício discursava, o Senador Cássio Cunha lima também pediu a palavra. Eunício continuou o discurso, antes de repassar a palavra para o parlamentar tucano.

Cássio e Gim Argelo – Prosseguiu Eunício: “agradeço a Vossa Excelência, Senador Vital, até porque essa MP, nós temos que aprová-la hoje. Por quê? Porque a Medida Provisória – já concederei a palavra a Vossa Excelência, Senador Cássio Cunha Lima –, quando chegou aqui, era uma MP pequenininha. E durante esses últimos 35 dias nós não fizemos outra coisa a não ser conversar com companheiros, conversar com vários segmentos para que pudesse acontecer essa Medida Provisória, esse relatório”.

Ao falar aos presentes, Cássio destacou a atuação de Vital do Rêgo em favor dos pequenos agricultores e disse que o discurso de Vital traduz o sentimento da Paraíba e do Nordeste. “Senador Eunício, eu gostaria apenas de trazer minha palavra, secundando o depoimento já trazido pelo Senador Vital do Rêgo Filho, que traduz bem o sentimento da Paraíba, do Nordeste, ele que foi, sem dúvida, uma voz desde o início dessa luta ativa na defesa do semiárido. Portanto, faço minhas as palavras do Senador Vital”.

Outro que elogiou o trabalho de Vital, sobretudo na CCJ foi o Senador Gim Argelo (PTB-DF). “Eu gostaria de falar sobre o Senador Vital do Rêgo, que faz um trabalho brilhante à frente da Comissão de Constituição e Justiça. Hoje, ainda, contabilizou 29 sabatinas nesse período, de várias autoridades que por lá passaram”.

Segundo Gim, a atuação de Vital foi semelhante à de grandes presidentes que já passaram pela CCJ. “Sobre todo esse trabalho desenvolvido, se há algum comentário sobre a CCJ é que o Senador Vital do Rêgo continua tocando aquela Comissão com grandeza, com objetividade e, mais do que isso, com muita presteza”.

Ao retomar a palavra, antes de encerrar a sessão, Eunício Oliveira também parabenizou Vital pela condução da CCJ. “Não poderia deixar, ao encerrarmos aqui os trabalhos deste semestre, de reconhecer o trabalho dos presidentes das comissões, como o Senador Vital do Rêgo, o Senador Waldemir Moka e tantos outros presidentes de comissões, que têm se dedicado para que esse trabalho efetivamente pudesse acontecer”.