Racismo

'Se eu soubesse, teria dito não', diz modelo que apareceu em anúncio da Dove criticado por racismo

Ela ponderou que, apesar disso, a experiência que teve com a Dove foi positiva. "Todas as mulheres que participaram entenderam o conceito e o objetivo da campanha – usar nossas diferenças para destacar o fato de que todas as peles merecem a delicadeza"

A modelo que aparece em uma propaganda da Dove, retirada da internet após acusações de racismo, declarou que se soubesse que seria interpretada pelo público como inferior, teria sido a primeira a dizer ‘não’ ao trabalho. Ela escreveu um artigo para o jornal britânico “The Guardian”.

“Se eu tivesse a mínima noção de que eu seria retratada como inferior, ou como o ‘antes’ de uma edição com antes e depois, eu teria sido a primeira a dizer um enfático ‘não'”, escreveu no jornal Lola Ogunyemi, que é de origem nigeriana. “Isso vai contra tudo o que eu acredito”, acrescentou.

Ela ponderou que, apesar disso, a experiência que teve com a Dove foi positiva. “Todas as mulheres que participaram entenderam o conceito e o objetivo da campanha – usar nossas diferenças para destacar o fato de que todas as peles merecem a delicadeza”, disse.

Na propaganda em questão, um anúncio de três segundos para um sabonete líquido, uma mulher negra tira uma camiseta para revelar uma mulher branca, que remove sua camiseta e revela uma terceira mulher.

O vídeo, originalmente publicado na página no Facebook da Dove Estados Unidos e depois deletado, foi amplamente denunciado pelos internautas em todo o mundo.

Fonte: G1