Opinião

SABADAÇO GALDINIANO: O quadro político está se desenhando! – Por Rui Galdino

A política paraibana está realmente bastante confusa, uma vez que todos blefam entre si, ninguém confia em ninguém

imagem: reprodução/internet
imagem: reprodução/internet

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. A política paraibana está realmente bastante confusa, uma vez que todos blefam entre si, ninguém confia em ninguém e a coisa está ficando de vaca desconhecer bezerro. Pois bem. O mais interessante em tudo isso, é que estamos em pleno ano eleitoral das eleições municipais de 2024, mas só se fala nas eleições estaduais de 2026. Já pensou? Na verdade, 2024 vai ser apenas um teste e uma ponte para 2026. As articulações já começaram e o moído tem sido GRANDE!

O galdinista já disse por diversas vezes que o governador João Azevêdo(PSB), FICARÁ no governo até o final de sua 2ª gestão, portanto, não será candidato a NADA em 2026. É claro que em situação normal o governador deseja sim ser eleito senador e quem não quer? Ocorre que a situação política de João não é normal e nada confortável para o mesmo, uma vez que o governador não tem grupo político, não está sabendo contornar a situação de importantes aliados em vários municípios da Paraíba, tem agido de supetão contrariando muita gente, a sua relação com a Assembleia Legislativa ao contrário que muitos pensam, não é boa e vai desaguar pós 2024, além disso, não tem dado sinais positivos visando 2026 para o grupo RIBEIRO, que tem em sus quadros o vice-governador Lucas Ribeiro e por aí vai.

João terá que mudar o modos operandi de governar e fazer política, caso contrário, terá que FICAR no governo até o final de sua gestão. Assim sendo, já prevendo o DIA DO FICO, o governador não está nem aí para o que vai acontecer em 2024 e muito menos em 2026. Enquanto isso, alguns “aliados” do governador estão em “pé de guerra” em vários municípios do estado, entre eles podemos citar: Cajazeiras e Santa Rita. Em outros municípios existe uma “guerra fria” entre aliados do governador a exemplo de Campina Grande. Sem falar nos grandes problemas que o governador vai ter com vários deputados após as eleições municipais, aliás, já está tendo!

E tudo isso vai refletir com muita ênfase em 2026, por isso e muito mais, João sabe que se deixar o governo em 2026 e perder a famosa caneta mágica governamental, não se elegerá nem a síndico de condomínio.


O galdinista prevê um grande rompimento entre João Azevedo(PSB) e Cícero Lucena(PP) após 2025. Pois, se o caboclinho se reeleger prefeito da capital, vai querer disputar o governo do estado em 2026. E se João não o apoiar, o rompimento será grande, com isso, Cícero poderá ser o candidato a governador das oposições. Anotem aí! Tem também o deputado estadual Adriano Galdino(REPUBLICANOS), que já está caminhando rumo ao governo do estado em 2026 e vai querer o apoio do governador também, caso contrário, romperá e vai para as oposições. Anotem aí! Já pensou Cícero, Adriano, Efraim, Aguinaldo, Cássio, Bruno, Romero, Veneziano, etc… todos juntos em 2026??? Duvida??? Cuidado para não perder a aposta.


Mas com exceção da morte, pra tudo tem um jeito. Então, prevendo um quadro salvador para 2026, o galdinista enxerga que só existe duas possibilidade para tudo dar certo na área governamental. 1º) João terá que deixar o governo, o jovem Lucas Ribeiro(PP), assume com o compromisso de não disputar a sua própria reeleição. E a chapa governamental para 2026 deverá ser a seguinte: Cícero Lucena(governador ou vice); Adriano Galdino(governador ou vice); Daniella Ribeiro e João Azevedo(senadores). 2º) Lucas Ribeiro(governador); Deusdete Queiroga(vice-governador), João e Hugo Motta(senadores). Nesse 2º caso, a senadora Daniella, abrirá mão da sua reeleição, e será a 1ª suplente de João. Entenderam? Mas, o galdinista tem dúvida eleitoral, se Daniella poderá ser suplente de senador tendo o filho no governo.

Pelas oposições, que também vem forte para a peleja em 2026, deveremos ter o senador Efraim Filho(UB), como candidato ao governo do estado. Ocorre, que o galdinista desconfia que uma vez reeleito, o prefeito Bruno Cunha Lima(UB), também pretenda disputar o governo do estado. Tem também o deputado Romero Rodrigues(PODEMOS), que sonha acordado em ser governador. Porém, o galdinista acredita que o candidato mesmo das oposições será o senador Efraim Filho. E ainda tem Cássio Cunha Lima(PSDB), que poderá ressurgir das cinzas em 2024 e vir forte para 2026(assunto para a próxima GALDINIANA). Mas para que tudo isso dê certo, é preciso que Cícero e Bruno se reelejam. Eis a questão…Hummmm!!! Até a próxima GALDINIANA. Haja coração!