A prefeita Aldacy (União), responsável pela gestão municipal de São Sebastião do Umbuzeiro, no Cariri paraibano, demitiu seis servidores ligados aos vereadores Sildete e Alexandre, ambos até então integrantes de sua base aliada. As exonerações ocorreram no dia 22 deste mês e foram publicadas no Diário Oficial dos Municípios (Famup).
A medida teria sido motivada pelo rompimento da prefeita com os parlamentares, após eles deixarem de apoiar sua candidata à presidência da Câmara Municipal.
Foram exonerados:
- Secretário Municipal de Comunicação Social
- Diretor da Secretaria Municipal de Saúde
- Diretor da Secretaria de Assistência Social
- Diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente
- Diretora da Comissão de Assessoramento Intermediário da Secretaria de Comunicação
- Assessora Administrativa
Dos três vereadores da base que deixaram de apoiar a candidata da prefeita à presidência da Câmara, dois — Sildete e Alexandre — tiveram todos os seus indicados exonerados. O terceiro parlamentar, vereador Denis que também não seguiu a orientação do Executivo não teve aliados atingidos até o momento.
Todos os envolvidos — os três vereadores dissidentes e a própria prefeita — são filiados ao União Brasil. A articulação para a eleição da nova presidência da Câmara surpreendeu o grupo político liderado por Aldacy e provocou uma ruptura. A prefeita, que antes contava com uma maioria confortável de 7 a 2, agora passou a enfrentar uma composição desfavorável: 4 a 5, perdendo o controle da Casa Legislativa.