Resposta ao antecessor

foto

Arimatea Souza

Aos extremos
Merece resgate, particularmente, o pronunciamento feito quinta-feira última pelo Papa Francisco num encontro com jovens argentinos no Rio de Janeiro.

Confira alguns trechos.
“Espero barulho, que façamos barulho aqui no Rio. Quero barulho nas dioceses, quero que saiam por aí afora, quero que a Igreja saia às ruas. Quero que nos defendamos de tudo que seja mundano, do que seja comodidade, do que seja clericalismo, do que seja estarmos fechados em nós mesmos”.

Fora do reduto
“As paróquias, os colégios, são para sair. E se não saem se convertem em uma ONG e a Igreja não pode ser uma ONG (organização não-governamental). Que me perdoem os bispos e os sacerdotes se depois alguns vão incomodar vocês. É um conselho.

Excluídos
“Numa civilização que passou ao ´culto do deus dinheiro´ se assiste a uma espécie de ´eutanásia escondida´ em relação a dois elementos vitais: os jovens, excluídos por causa da falta de trabalho, e os anciãos, aos quais não é permitido falar nem agir.

Ganhar as ruas
“Os jovens têm que sair, têm que se fazer valer. Os jovens têm que sair e lutar pelos valores. E os anciãos abram a boca, os idosos abram a boca. Ensinei-nos e transmitam-nos a sabedoria dos povos.

Legado
“Eu peço de coração aos idosos: não claudiquem em ser a reserva cultural de nosso povo que transmite a justiça, que transmite a história, que transmite os valores, que transmite a memória do povo.

Condenação
“Neste momento, os jovens e os anciãos estão condenados ao mesmo destino: exclusão.

Proteção
“Cuidem dos extremos da população que são os idosos e os jovens. Não se deixem excluir e que não excluam os idosos e não liquefaçam a fé em Jesus Cristo”.

A síntese
Ainda o papa: “As bem-aventuranças. O que temos que fazer, Pai? Olha, leia as bem-aventuranças que te farão bem. E se queres saber que coisa prática tens que fazer, leia Mateus 25, que é o protocolo com o qual nos julgarão. Com essas duas coisas vocês tem o plano de ação. As bem-aventuranças e Mateus 25. Não é preciso ler mais nada. É o que peço a vocês de todo o coração”.

Fala Lula
“Dilma não é mais do que uma extensão da gente lá (no governo). Nós seremos responsáveis pelos acertos e pelos erros que ela cometer”.

Depuração
O prefeito Romero Rodrigues esperou vários meses para responder uma frase do seu antecessor, Veneziano, segundo a qual tudo o que o ´tucano´ faria ao longo do seu mandato seria iniciar ´ordens de serviço´ de obras que deixara encaminhadas.

Ambiente
A resposta ocorreu quando Romero fez a entrega de 25 equipamentos pesados (caçambas, tratores, enchedeiras, etc), um investimento da ordem de R$ 6,5 milhões, comprados e incorporados ao patrimônio municipal.

O detalhe
A economia mensal prevista é da ordem de R$ 400 mil, com o cancelamento da locação de equipamentos.

Pausa
Servidor de carreira da PMCG, o secretário de Serviços Urbanos, Geraldo Nobre, afirmou na solenidade que “em 33 anos de prefeitura nunca tinha recebido um presente tão grande. Mas maior do que a felicidade é a vontade de trabalhar”.

Comemoração
“É um momento de celebração”, festejou o secretário Guilherme Almeida, de Agricultura, ao destacar que os distritos ganharam uma ´patrulha mecânica´ exclusiva e permanente.

Réplica
“Disseram que eu iria apenas fazer atos assinados no passado. Mas, se encerrasse hoje o meu mandato – e estou apenas no sétimo mês como prefeito – já teria viabilizado ações definitivas para a cidade superiores aos 8 anos anteriores”, registrou o ´tucano´.

Aquisições
Ele citou a “compra e pagamento” das instalações dos hospitais Pedro I e João Ribeiro; da reserva florestal do Louzeiro; a desapropriação da área do Aeroclube (onde funcionará uma fábrica de aviões); a compra de parte da área do espólio do ex-deputado Aluízio Campos para a implantação de um novo distrito industrial.

Binômio
O prefeito salientou que tudo isso está sendo possível, mesmo com a redução das receitas, devido à “transparência e seriedade”.

Sem previsão

Romero informou que as mudanças em sua equipe “não têm prazo” para o anúncio.
Mas já existe nele a disposição de criar a Controladoria Geral do Município, para revisar e checar previamente os procedimentos administrativos e orçamentários.

O ´coletivo socialista´
tenta se reintegrar…