Reitores se reúnem para discutir parcerias de fortalecimento das instituições paraibanas

fotoO reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, participa na próxima segunda-feira (15), da segunda reunião do recém-criado Fórum de Dirigentes das Universidades Públicas da Paraíba. Desta vez a reunião do Fórum de Reitores, acontece às 10h, no gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Além de Rangel Junior, participarão do encontro o reitor da (UFCG), professor Edilson Amorim, que presidirá os trabalhos; o professor Eduardo Rabenhorst, vice-reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que representará a reitora Margareth Diniz; e o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), João Batista de Oliveira.

Durante a reunião, os reitores vão reafirmar a luta em buscar novas parcerias que visem fortalecer as instituições de ensino superior da Paraíba. Ou seja, estabelecer metas e termos de cooperação que possam ser padrão entre as universidades públicas do Estado.

Após a reunião, os reitores terão um almoço de trabalho, no restaurante Campina Grill, com os deputados que integram a bancada federal da Paraíba em Brasília. Nessa oportunidade, os reitores querem informar sobre a constituição do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino da Paraíba e apresentarem projetos institucionais de interesse coletivo, para os quais solicitarão a atenção da bancada paraibana no Congresso Nacional.

A criação do Fórum foi um dos projetos defendido pelo reitor Rangel Junior. A iniciativa se constitui em uma ação conjunta que visa fortalecer as instituições na captação de recursos, unificar forças e evitar a duplicidade de esforços. A proposta, conforme explicou o reitor Edilson Amorim, é promover novas parcerias e assegurar o fortalecimento das instituições.

Os reitores de todas as instituições de ensino superior da Paraíba já se reuniram em um primeiro momento, em João Pessoa, para iniciar a articulação para a criação dessa rede entre as universidades, que visa tornar as instituições fortes e com capacidade de buscar novos investimentos.  O nascedouro da proposta aconteceu durante reunião realizada pelos reitores Rangel Junior e Edilson Amorim, na Reitoria da UEPB.

Rangel Junior destaca que o Fórum, com personalidade jurídica, permitirá aos reitores buscar projetos conjuntos de educação para as instituições. “Vamos discutir ações de cada universidade para criar condições de sincronismo entre as políticas institucionais, para evitar sobreposições de ações em algumas circunstâncias e, assim, melhorar os investimentos no ensino público”, comentou.