Polêmicas

PT nacional manda petistas deixarem governos do PSB

BRASÍLIA – A Executiva Nacional do PT aprovou nesta terça-feira determinação para que petistas remanescentes no governo de Pernambuco, comandado pelo pré-candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, entreguem seus cargos de confiança. A decisão se estende à prefeitura de Recife, também administrada pelos socialistas. O PSB desembarcou do governo Dilma Rousseff em setembro, quando entregou os ministérios da Integração Nacional e dos Portos.

A Executiva Nacional referendou a decisão do diretório regional para que o partido saia das administrações do PSB na prefeitura e no governo — afirmou o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE).

Outro tema em pauta foi o Maranhão. Após três meses de impasse, a executiva legitimou a reeleição do presidente do diretório regional, Raimundo Monteiro, ligado à família Sarney. A ala do PT maranhense que faz oposição ao governo Roseana Sarney (PMDB) não havia reconhecido a vitória de Monteiro no processo de eleição interna (PED), realizado em novembro, e promoveu um segundo turno à revelia da direção nacional.

Também caberá à direção nacional do PT decidir se, no Maranhão, o partido apoiará o candidato do PMDB à sucessão de Roseana ou a candidatura do presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Flávio Dino (PCdoB). Para tentar minimizar a saia-justa, o PT nacional avalia lançar candidatura própria, o que não satisfaz a família Sarney.O GLOBO