Apesar dos partidos mais tradicionais e bem mais estruturados como PMDB, PSDB, DEM e PT marcarem presença significativa nas várias eleições municipais de toda a Paraíba, quem deverá “dar as cartas” em 2012 é o PSB. A legenda hoje detém os dois principais focos de poder. Um deles é o governo do Estado, com Ricardo Coutinho. A prefeitura de João Pessoa também está sob a tutela da sigla, com Luciano Agra. A direção socialista estadual promete ampliar significativamente a quantidade de gestores e triplicar o número de vereadores do próximo pleito.
Hoje, o PSB está presente em 212 municípios paraibanos. Em todos eles, há candidatos a vereador para as eleições deste ano, segundo garante o presidente estadual da legenda, Edvaldo Rosas. São ainda 128 nomes na disputa ao cargo de prefeito em todo o Estado. Desses, pelo menos 70 têm potenciais chances de ganhar, conforme apontaram algumas pesquisas internas do partido. Entre as cidades do interior que estão nessa situação destacam-se Araruna, Pedras de Fogo, Fagundes, Cabaceiras e Esperança, só para citar alguns exemplos.
A sigla possui ainda 27 filiados assumindo a função de prefeito na Paraíba. Desses, alguns vão tentar a reeleição, enquanto outros apoiam o candidato apontado pelo partido. Ainda de acordo com os números da direção estadual da legenda, são mais de 200 vereadores e 22 vice-prefeitos, além de 13,8 mil filiados. Mais três parlamentares estão em exercício pela sigla na Assembleia Legislativa. “A nossa meta neste pleito é triplicar o número de vereadores”, observou Edvaldo Rosas.
João Pessoa é um capítulo à parte no PSB paraibano durante as eleições 2012. Este ano termina a segunda gestão do partido. Agora, a legenda se prepara para lançar um novo nome na política, que é a ex-secretária do Planejamento Estelizabel Bezerra, tentando o terceiro mandato socialista. “Ela foi escolhida por ser mulher e pode ser a primeira prefeita da capital. Além disso, ela conhece bem o projeto e vai ter responsabilidade e dever de continuar ajudando na construção do projeto que tem sete anos, dizendo não ao atraso”, ressaltou.
Ontem, por exemplo, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a deputada federal Luíza Erundina, estiveram presentes na PB.
Do Blog com JP Online