Política

PF pede mais tempo para investigar Eduardo Bolsonaro

Brasília- DF. 30-10-2019- Deputado Eduardo Bolsonaro (PSL)  Foto Lula Marques
Brasília- DF. 30-10-2019- Deputado Eduardo Bolsonaro (PSL) Foto Lula Marques

A Polícia Federal (PF) pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mais tempo para investigar o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O pedido de prorrogação foi protocolado na quinta-feira (3) e aguarda decisão do magistrado.

O inquérito investiga a atuação de Eduardo nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras, especialmente do Judiciário. Eduardo Bolsonaro está nos EUA desde março, após se licenciar da Câmara por 120 dias. Na ocasião, afirmou que buscava “sanções a violadores de direitos humanos”. Durante o afastamento, ele não recebe salário e é mantido pelo pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O ex-presidente prestou depoimento à PF em 5 de junho. Ele foi chamado por ser, segundo Moraes, “diretamente beneficiado pela conduta” do filho e por ter admitido o apoio financeiro. A PGR aponta que Eduardo tenta “intimidar autoridades públicas” com declarações em redes sociais e entrevistas, principalmente ao atacar o ministro Moraes.

Em declarações recentes, Eduardo disse que só volta ao Brasil quando Moraes for alvo de sanções por parte do governo norte-americano. Caso não retorne ao Brasil após os 120 dias de licença, Eduardo Bolsonaro pode perder o mandato. Jair Bolsonaro afirmou, porém, que não há previsão de retorno do filho.

A prorrogação das investigações pode estender a apuração sobre possíveis crimes contra o Estado Democrático de Direito.

*Com informações do Poder360