Partidos na Paraíba já preparam 'pente-fino'

Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) favorável à constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa e sua validade para as eleições deste ano, partidos políticos na Paraíba adiantam que vão fazer um ‘pente-fino’ na documentação de candidatos a prefeito e a vereador, para tentar barrar o registro de ‘fichas-sujas’ no pleito de outubro.

Ontem, depois de quase 11 horas de julgamento, o STF declarou a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, que valerá para as eleições deste ano. O placar final foi sete votos a quatro para uma das principais inovações trazidas pela lei: a inelegibilidade a partir de decisão por órgão colegiado.

A lei torna inelegíveis, por 8 anos, políticos condenados em segunda instância, cassados ou que tenham renunciado para evitar a cassação, entre outros. “Para evitar problemas com o registro de candidatos, o Democratas vai fazer uma análise prévia das candidaturas para verificar se elas têm problemas na Justiça. Quem não passar na peneira, será vetado antes mesmo da convenção”, explicou o deputado federal e dirigente do DEM Efraim Filho. O parlamentar disse que a lei é uma das grandes conquistas em termos de reforma política no Brasil, “de mudança do nosso processo democrático, tornando-o mais transparente. A Ficha Limpa é uma reivindicação da sociedade”, assinalou.

O presidente estadual do PMDB, Antônio Souza, disse que o partido vai promover reuniões e elaborar informativos, a fim de orientar os filiados sobre as exigências da lei. “Além dessa orientação, eles, quando forem tirar as certidões na Justiça e tribunais de contas, serão também informados oficialmente se estão ou não elegíveis para as eleições”, comentou.

O peemedebista acrescentou que a lei é um grande avanço para a democracia, pois vai tirar de circulação políticos que desviarem verbas públicas ou praticarem outros crimes.

Outro partido que vai promover o ‘pente-fino’ em relação aos candidatos é o PSDB. O secretário-geral João Fernandes afirmou que a legenda vai exigir previamente a apresentação da ficha dos pré-candidatos aos Executivos e Câmaras Municipais.

“O PSDB ajudou a aprovar a lei e agora vai cumprir sua execução”, ressaltou Fernandes. O presidente estadual do PTN, Fábio Medeiros, também adiantou que a legenda fará uma espécie de “peneirão” prévio dos candidatos.