
Os corpos da família brasileira assassinada na Pioz, na Espanha, devem ser liberados para a cremação na quinta-feira (3), quando também se inicia o processo de repatrição. A informação foi repassada nesta terça-feira (1º) por Walfran Campos, irmão de Marcos Campos Nogueira, uma das vítimas, e tio de Patrick Gouveia, suspeito confesso do crime. Segundo ele, todo o procedimento já foi pago e os corpos devem ser cremados na cidade de Lugo, região da Galícia, e enviados para João Pessoa.
Ainda de acordo com Walfran Campos, a repatriação demorou um pouco mais porque a defesa de Patrick pediu uma segunda autópsia. “Falei com meu advogado na Espanha, na segunda-feira, e ele me adiantou que o juiz vai liberar na quinta-feira. A funerária vai pegar os corpos na quinta, levar para Lugo, cremar e depois mandar para João Pessoa. Já está tudo pago”, explicou Walfran.
No processo de translado das quatro urnas, o consulado brasileiro vai precisar expedir as certidões de óbito, de acordo com Walfran Campos. Ainda segundo o irmão de Marcos Campos Nogueira, o processo de liberação dos corpos pela justiça espanhola também demorou porque Davi, que tinha um ano e havia nascido na Espanha, ainda não tinha registro.
Para custear o translado dos quatro mortos, a família de Janaína, esposa da Marcos Nogueira, chegou a promover um financiamento coletivo pela internet. Na ocasião, foi arrecadada uma quantia de mais de R$ 10 mil. O custo total do serviço era de aproximadamente R$ 20 mil. A prima de Janaína, Sevânia Américo, comentou à época que as duas famílias iriam providenciar “uma pequena cerimônia para que as famílias tivessem paz”.
Fonte: G1