Os políticos que zombam do povo

Aline Lins

Ainda de forma tímida, o Congresso Nacional começa a ouvir as ‘vozes das ruas’, trabalhando nas sextas-feiras, acabando com o voto secreto e com o segundo suplente de senador. Esta semana o Senado aprovou proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a figura do segundo suplente de senador e proíbe parentes na mesma chapa. A proposta, agora, deve ir a votação na Câmara dos Deputados. Além disso, o Congresso possivelmente terá um recesso muito curto, ainda que por causa da falta de acordo para votação do relatório final da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) na Comissão Mista de Orçamento (CMO). Diferentemente dos surtos de moralidade pós protestos em algumas posturas recentes dos políticos no Congresso, as Câmaras Municipais zombam do povo, com ‘férias’ de até seis meses!

Sem retorno
Apesar dos apelos da presidente municipal do PMDB, deputada Nilda Gondim, o vereador Olímpio Oliveira não deve voltar a liderar o partido na Câmara Municipal de Campina Grande. Motivo: os demais vereadores peemedebistas – Pimentel Filho, Ivam Batista e Metuselá Agra – continuam votando com a bancada de Romero Rodrigues (PSDB).

Sem retorno II
Na sexta-feira, os três vereadores inclusive votaram contra as emendas apresentadas por Olímpio Oliveira ao projeto de lei que instituiu o “Passe Livre Estudantil”. O ex-líder do PMDB só recebeu o apoio, durante a polêmica votação, de Napoleão Maracajá (PCdoB), Rodrigo Ramos (PMN) e Galego do Leite (PMN).

Campus UFPB
O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB), está agendando para a próxima semana uma reunião que deve tratar da doação de terreno para a construção do Campus da Universidade Federal da Paraíba.


Sem patrulhamento

Foi grande o moído envolvendo a líder da PMCG na CMCG, Ivonete Ludgério (PSB), e o vereador Napoleão Maracajá (PCdoB), que se absteve na votação do ‘passe livre’. Ivonete ‘mirou’ na secretária de Cultura, Marlene Alves (PCdoB), mas Marlene disse que o PCdoB deu plena liberdade ao vereador para atuar na Câmara. “O partido não vai patrulhar o vereador”, disse Marlene.

Contramão

Único vereador do PPS em Campina Grande, o professor Miguel Rodrigues vibrou com o fim da fusão do seu partido com o PMN, que iria resultar na Mobilização Democrática (MD). Ele salientou que estava acontecendo um desencontro entre as lideranças das duas legendas. “Estava começando errado e o caminho certo foi desfazer essa fusão”, afirmou Miguel.

Veto
O senador Cássio Cunha Lima foi indicado pelo PSDB para compor a comissão instalada para analisar o Veto 21/2013 ao Projeto de Lei de Conversão (PLV) 10/2013, que repassou recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) para reforma e modernização dos aeroportos regionais. Dos 18 itens tratados no projeto, a presidente Dilma Rousseff vetou oito.