OAB Paraíba planeja “manobra” para acabar com eleições diretas no quinto constitucional

Uma modificação que acaba com a eleição direta no quinto constitucional do Tribunal Regional do Trabalho está sendo arquitetada pelo conselho da OAB-PB. Atualmente na Paraíba, a lista sêxtupla é escolhida por eleições diretas, onde advogados em dia com o órgão exercem direito de voto. Acontece, que o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba, advogado Odon Bezerra, pretende modificar o modo de escolha dos membros.

Segundo foi apurado pela reportagem do Blog Polêmica Paraíba, o Tribunal Regional do Trabalho abrirá nova vaga com a aposentadoria de Afrânio Melo. Juntamente com o conselho da OAB-PB, o presidente Odon Bezerra que modificar o modo da escolha da lista, com os advogados votando em 12 nomes.

Ainda segundo foi apurado, a lista com os 12 nomes seria enviada para o conselho da OAB-PB, que definiria a lista sêxtupla adotando critérios não democráticos. A idéia seria excluir alguns nomes de adversários políticos, dando-os o direito de disputa, mas não de vitória, podendo algum dos candidatos ser eleito mais votado e, posteriormente, excluído da lista.

O esquema teria como principal alvo o advogado José Mário Porto, que disputou a última eleição para a OAB com o atual presidente Odon Bezerra (foto).