O escândalo da merenda escolar - TV Cabo Branco

A TV Cabo Branco, emissora paraibana afiliada a Rede Globo de Televisão, veiculou na noite desta terça-feira (10), um editorial intitulado ‘O exemplo do jornalismo à serviço da população’ através do qual relembra e reitera junto ao telespectador que é regra da casa manter o bom jornalismo comprometido apenas com a verdade dos fatos cumprindo a norma editorial de sempre ouvir os dois lados de qualquer assunto. Seja denúncia ou não.

O editorial foi veiculado em resposta a uma nota enviada pela Secretaria Municipal de Comunicação de João Pessoa à imprensa, nesta terça-feira (10), acusando a emissora de não ouvir o prefeito Luciano Agra, no caso que ficou conhecido como o ‘Escândalo da Merenda Escolar’.


Confira a íntegra do editorial logo abaixo:

Escândalo da merenda escolar

Como você tem acompanhado, o Fantástico revelou aos país uma situação de deixar qualquer um indignado. Comida rejeitada por crianças vai para a lata do lixo em João Pessoa. O flagrante foi feito em uma escola municipal com cerca de 800 alunos.

Em outra, a equipe da Rede Globo filmou a entrega de carne num veículo não refrigerado. A temperatura naquele dia passava dos 30°. A repercussão foi tanta que ganhou destaque no Bom Dia Brasil e no Jornal Nacional.

Dois dias antes de a denúncia ir ao ar, a produção do Fantástico, no Rio de Janeiro, fez contato com a Prefeitura, que teve a chance de se pronunciar. Mas a Secretaria de Comunicação se recusou a gravar e a resposta foi enviada ao programa por nota.

Hoje, num e-mail encaminhado a jornalistas, a Secom acusa a TV Cabo Branco de não ouvir a Prefeitura sobre o assunto. Nós esclarecemos: como norma editorial, a TV Cabo Branco sempre ouve os dois lados de qualquer assunto. Seja denúncia ou não.

Somos insistentes quando se trata de buscar a verdade. Ontem, para o Jornal Nacional, não foi diferente. Em nome do equilíbrio e da imparcialidade, procuramos ouvir o prefeito. Mais uma vez, nossa equipe não foi recebida e a resposta veio por nota. Assim veio, assim foi repassada ao Jornal Nacional.

Esclarecemos ainda que, por ordem da Secretaria de Comunicação transmitida aos nossos produtores, funcionários do primeiro escalão e secretários de governo estão proibidos de participar de entrevistas na TV Cabo Branco. Apesar das negativas, diárias, sempre insistimos em convidar os representantes do poder municipal a prestar esclarecimentos à população.

E graças ao bom jornalismo praticado pela Rede Globo, TV Cabo Branco e pelos outros veículos da Rede Paraíba de Comunicação, os alunos podem, agora, sonhar com uma merenda saudável e saborosa.

Depois da denúncia do Fantástico, a Prefeitura rompeu o contrato de fornecimento da merenda. Possibilitando, assim, acabar com o desperdício de comida nas escolas municipais de João Pessoa.

Do Blog com Paraíba1