RESPOSTA

Netos de Edir Macedo criticam reportagem que acusa a Igreja Universal de tráfico de crianças

 A emissora portuguesa TVI exibiu nesta segunda-feira (11) a primeira de uma série de reportagens em que acusa a Igreja Universal do Reino de Deus de criar uma rede de tráfico ilegal de crianças.
Em um dos trechos, o próprio brasileiro Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário da TV Record, é acusado de estar envolvido no esquema. A reportagem afirma que os próprios netos do bispo seriam crianças roubadas.
Após a repercussão, os netos adotivos de Edir Macedo, Louis Carlos de Andrade e Vera de Andrade, divulgaram um vídeo nas redes sociais em que desmentem o conteúdo da reportagem e pedem direito de resposta à emissora.
No desabafo, Louis Carlos explica que eles estão emocionalmente abalados após a recente perda de um irmão, em decorrência de problemas cardíacos. Em seguida, ele critica a postura da emissora portuguesa. “A TVI está dizendo coisas ao nosso respeito que não são verdadeiras. Estão dizendo que nós fomos raptados pela cúpula da Igreja Universal, mas nós não fomos raptados”, afirma o filho adotivo de Viviane Freitas, filha de Edir Macedo.

 

“Nós fomos adotados de forma legal por uma família norte-americana e vivemos até os nossos 20 anos com essa família nos Estados Unidos”, completa Louis, que declara ter dupla cidadania, norte-americana e portuguesa. “Fomos acolhidos por uma família que nos ama e vivemos muito bem com eles. Queremos dizer à TVI que não é justo, de forma nenhuma, o que eles estão fazendo conosco. E queremos o direito de resposta a vocês”, afirmou.
Ao lado do irmão, Vera de Andrade também comentou a acusação da TVI. “Em Portugal existem três entidades de credibilidade: a Santa Casa de Misericórdia, o Tribunal de Família de Lisboa e a Segurança Social. E essas três entidades autorizaram a nossa adoção. Fizeram uma reportagem sem abordar esses três e sem verificar estes processos. O jornalismo da TVI perdeu qualquer credibilidade”, afirmou.
O segredo dos Deuses
Com dez matérias, a série “O Segredo dos Deuses” mostra o trabalho dos jornalistas Alexandra Borges e Judite França, que ao longo de sete meses investigaram uma possível rede de adoções ilegais que levaria crianças portuguesas para outros países pelos bispos e pastores da Igreja Universal do Reino de Deus.
De acordo com a reportagem, na década de 90, a instituição religiosa mantinha um lar ilegal de crianças, chamado Lar Universal, em Lisboa, onde filhos de pais sem condições financeiras eram entregues, sem qualquer acompanhamento judicial, e acabavam adotados ilegalmente por bispos e pastores da igreja. A TV diz ainda que houve casos de crianças roubadas de suas famílias.
Em nota, a Igreja Universal do Reino de Deus chama a reportagem da TVI de “campanha difamatória e mentirosa” e diz que “toda a matéria que a TVI pretende veicular é baseada no relato e colaboração de Alfredo Paulo Filho”, ex-bispo da Universal que foi afastado da igreja por “condutas impróprias”. A nota afirma ainda que Alfredo Paulo Filho tem “promovido uma campanha altamente caluniosa e falsa” porque a igreja se recusa a lhe dar dinheiro.
Assista abaixo ao primeiro episódio da série de reportagens “O Segredo dos Deuses”, da TVI:

 

Fonte: BOL
Créditos: BOL