O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, entregou pessoalmente ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, uma carta de indicação ao Prêmio Nobel da Paz.
O gesto aconteceu durante um jantar oficial realizado na Casa Branca na noite desta segunda-feira (07/07).
Durante o encontro, Netanyahu elogiou o papel de Trump na mediação de acordos diplomáticos no Oriente Médio.
“O presidente já percebeu grandes oportunidades. Ele firmou os Acordos de Abraão. Está promovendo a paz, enquanto falamos, em um país, em uma região após a outra”, declarou Netanyahu.
Em seguida, apresentou a carta de indicação. “Esta é a carta que enviei ao Comitê do Prêmio Nobel. Ela o indica para o Prêmio da Paz, que é mais do que merecido”.
Surpreso, Trump respondeu: “Muito obrigado. Eu não sabia disso, uau. Vindo de você, em particular, isso é muito significativo. Muito obrigado, Bibi”, utilizando o apelido pelo qual se refere a Netanyahu.
Reação e indicações anteriores
Mais tarde, ao falar com jornalistas, Donald Trump acrescentou: “Estou acabando com guerras. Odeio ver pessoas sendo mortas”.
No mês anterior, o Paquistão também formalizou uma indicação de Trump ao Nobel da Paz, destacando sua “intervenção diplomática decisiva” durante um momento de escalada de tensões entre Índia e Paquistão.
Presidente dos EUA, Donald Trump, recebe o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na Casa Branca, em Washington DC, em 7 de julho de 2025 [Andrew Harnik/Getty Images]