representatividade

NÃO É SÓ O SUPERMAN: conheça os personagens LGBTQIA+ que romperam barreiras no universo dos quadrinhos e desenhos animados

 

Recentemente, o roteirista da DC Comics, Tom Taylor, revelou em entrevista que o novo Superman é um personagem bissexual. Jon Kent, o filho de Clark Kent, assume o cargo do herói nos quadrinhos Superman.

O fato gerou bastente polêmica após o jogador de vôlei, Maurício Souza fazer uma postagem preconceituosa a respeito da bissexualidade do personagem, mas é importante deixar claro que não é de hoje que personagens de quadrinhos representam a comunidade LGBTQIA+ em suas histórias. Alguns deles, inclusive, já começam a aparecer nas produções cinematográficas e televisivas dos estúdios.

Conhça alguns:

Batwoman

Surgindo nos anos 50 nos quadrinhos, a Mulher Morcego foi um dos romances de Bruce Wayne, o famoso Batman. Contudo, a heroina dos dias atuais seguiu por outros rumos.

Sob a identidade de Kate Kane, a personagem foi expulsa do exército após parar de fingir que era heterossexual, desafiando a lei imposta até então. Se tornando a vigilante mascarada, ela protagonizou o primeiro pedido de casamento lésbico da história dos quadrinhos com a policial Maggie Sawyer.

Contudo, a DC Comics vetou que o casamento fosse exibido nos quadrinhos, o que resultou no pedido de demissão dos criadores como forma de protesto.

Mulher Gato

Com uma imagem hipersexualizada tanto nos quadrinhos quanto nas telonas, a Mulher-Gato trocou um beijo com outra mulher em uma edição de 2015. A personagem, segundo a roteirista Genevieve Valentine, é bissexual.

Deadpool

Nos quadrinhos, o anti-herói Deadpool é descrito diversas vezes como pansexual. Para quem não sabe, essa orientação se atrai por todo tipo de pessoa, independente da identidade de gênero ou orientação sexual.

Porém, um dos criadores do personagem, Fabian Nicieza, já afirmou que o Deadpool não possui uma sexualidade definida, e que seria algo mais fluido.

Arlequina e Hera Venenosa

Até então apenas conhecida popularmente através do filme Esquadrão Suicida, quando foi apresentada como namorada do vilão Coringa, mas Arlequina é bissexual. Em algumas HQs a moça tem uma relação com a sexy Hera Venenosa. Inclusive, esta última pode ir para as telonas na pele de Rihanna.

Miss América

Lésbica, negra e latina, America Chavez, também conhecida como Miss América, é um dos grandes nomes entre os jovens super-heróis da Marvel. A poderosa teve sua primeira aparição em 2011 e desde sempre foi abertamente homossexual. Ela é a primeira personagem LGBTQ latino-americana da Marvel a estrelar uma série.

Hércules

Vale dizer que na mitologia grega, Hércules sempre foi bissexual, tendo relações homoeróticas com Eros. Reza a lenda que o semideus tinha 14 amantes homens, sendo o mais notório seu sobrinho, Iolau

Na Grécia antiga não havia o conceito de “homossexualidade” como entendemos hoje (nem mesmo essa palavra) e o gregos consideravam as relações entre dois homens como algo corriqueiro e padrão, não sendo um tipo de desvio moral, perversão ou algo “errado”. Ao contrário, era incentivado pela sociedade. Apesar disso, havia uma obrigação dos homens casarem e terem filhos, e o que era mal visto na sociedade da época era que os homens fossem afeminados, tendo regras de discrição e punições para aqueles que não fossem viris.

Amity (Disney)

A comunidade LGBTQIA+ terá mais uma representação na Disney. A animação The Owl House (Casa da Coruja), promete ser mais um marco. O desenho traz a primeira protagonista bissexual de uma animação, dando sequência à ideia de diversidade e inclusão de outras produções.

No episódio Enchanting Grom Fright, a personagem Amity quer convidar sua amiga Luz, a protagonista de 14 anos, para o baile de formatura da escola. Em seu perfil no Twitter, Dana Terrace, criadora da série exibida no Disney Channel, conta que, durante o show, Luz mostra interesse tanto por homens quanto por mulheres.

Mística

A sexy e poderosa vilã azul do universo dos X-men, é bissexual. Junto à vidente Destino, ela passou anos em um relacionamento homossexual. Inclusive, as duas foram mães adotivas da mutante Vampira.

Superman

O mais novo Superman, Jon Kent, filho do original Clark Kent com a jornalista Lois Lane, se mostra bissexual na nova iteração das aventuras do super-herói.

O rapaz beija o repórter Jay Nakamura na edição de número cinco do quadrinho “Superman: Filho de Kal-El”, que será lançado no dia 9 de novembro.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba