encontro marcado

Moro marca depoimento de Lula como testemunha de defesa de Eduardo Cunha

Moro marca depoimento de Lula como testemunha de defesa de Eduardo Cunha

lulaO juiz Sergio Moro agendou a data para o primeiro depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um processo da Operação Lava Jato. O petista foi chamado como testemunha pelos advogados de defesa do ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Em ofício, o juiz pediu que o juiz federal da 3ª Vara Federal de São Bernardo do Campo realizasse a intimação de Lula. O ex-presidente será ouvido por meio de videoconferência no dia 30 de novembro, às 17h30.

O pedido foi feito como aditamento a outra carta precatória, isto é, como complemento a outra intimação feita pela Lava Jato, de Rodrigo Garcia da Silva, vendedor da Kitchens Cozinhas e Decorações, empresa que construiu a cozinha planejada do tríplex cuja propriedade a força-tarefa atribui a Lula. O ex-presidente irá depor logo após Rodrigo Garcia.

No despacho de segunda-feira (7), Moro havia determinado que fosse expedido carta precatória para a Justiça Federal de São Bernardo do Campo para a oitiva de Lula com um prazo de 30 dias. No ofício desta terça-feira (8), em que pediu o complemento de carta precatória, o juiz explicou o adiantamento: “Esclareço, outrossim, que o presente pedido se deve à imperiosa necessidade de dar celeridade a feito com réu preso (Eduardo Cosentino da Cunha), bem como, também, por racionalidade, uma vez que ja há ato agendado com essa Subseção, para a mesma data”, afirmou.

Como testemunha de ação penal, como é o caso do processo contra Cunha, o ex-presidente Lula fará a promessa de dizer a verdade do que souber e lhe for perguntado.

Fonte: Gazeta do Povo