O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (07/06) que o Brasil é um país soberano e não aceita “interferência ou tutela de quem quer que seja”, em resposta indireta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que recentemente defendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A declaração foi feita por Lula por meio de publicação no X (antigo Twitter), e também divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) como nota à imprensa.
Sem mencionar diretamente Trump ou Bolsonaro, o presidente brasileiro reforçou a independência das instituições nacionais.
“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”, escreveu Lula.
Trump defende Bolsonaro e Lula reage
O posicionamento ocorre após Trump, em postagem na plataforma Truth Social, pedir que o Brasil “deixe Bolsonaro em paz”. O ex-presidente norte-americano classificou como “terrível” o que chamou de perseguição judicial contra Bolsonaro e afirmou que o ex-presidente brasileiro é um “líder forte” que “realmente amava seu país” e que Bolsonaro não é culpado de nada, exceto de “lutar pelo povo”.
A manifestação veio um dia após o republicano anunciar novas tarifas contra países que apoiarem o que chamou de “políticas antiamericanas dos Brics”, grupo que reúne algumas das principais economias emergentes — incluindo o Brasil — e que realizou cúpula no Rio de Janeiro neste fim de semana.
Bolsonaro é réu no STF
Jair Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de tentar articular um golpe de Estado após ser derrotado nas eleições de 2022 por Lula.