'Lula' está entre termos mais buscados da internet nesta sexta-feira

Lula

Os termos “Brasil”, “Luiz Inácio Lula da Silva” e “Petrobras” estão entre as palavras mais buscadas no Google do mundo todo nesta sexta-feira (4) devido à ação da Polícia Federal contra o ex-presidente brasileiro, que foi levado coercitivamente para depor na 24ª fase da Operação Lava Jato. No Brasil, as palavras mais digitadas no site de buscas na manhã de hoje foram “Dilma Rousseff, “Luiz Inácio Lula da Silva” e “Ministério da Justiça”.

Na França, “Brasil”, “Petrobras” e “Lula” também foram as palavras mais digitadas no Google por volta das 9h30. Na Itália, os termos ficaram em segundo lugar, atrás apenas do “Palermo F.C.”. Já nos Estados Unidos, os termos “Dilma Rousseff”, “Lula” e “Brasil” estavam em quarto lugar do ranking do Google, atrás de “Ohio, Escola”, “Escola, Augusta” e “Baltimore, TV”. Na América Latina, as palavras relacionadas à Operação Lava Jato também ficaram entre as 10 do ranking em alguns países: Argentina (2º), Chile (2º), Colômbia (1º), México (2º), Peru (10º).

No Google do Reino Unido, os termos ficaram em segundo no ranking de buscas. Já na Alemanha, “Brasil” e “Lula” chegaram à terceira posição da lista, atrás do nome do atleta “Eric Frenzel” e da série “House of Cards”, série política cuja quarta temporada estreia hoje na Netflix. Muitos internautas estão fazendo paralelos entre a série e a nova fase da Operação Lava-Jato.

Twitter

No Twitter, partidários do PT e apoiadores do ex-presidente fizeram uma campanha massiva nas redes sociais para criticar a detenção provisória de Lula, com a hashtag #LulaPresoPolítico.

“#LulaPresoPolítico. Não podemos deixar barato. Precisamos todos reagir. Agora!”, dizia o PT no perfil @ptbrasil. O tuíte já foi apagado. Outras hashtags lançadas pelo partido foram #LulaEstamosComVocê, #SomosLula e #PovoComLula.

Outros termos do “Trending Topics” citados e relacionados ao assunto são #Golpe, #HouseOfCards, Petrobras e Congonhas –este último é o aeroporto para onde o ex-presidente foi levado pela Polícia Federal nesta manhã.

Os internautas aliados do partido acusam a PF de tentarem dar um golpe de Estado. O próprio perfil oficial do PT, com seu líder Rui Falcão, reagiu à prisão coercitiva de Lula e disse que haverá consequências.

Fonte: UOL