Lula critica Fernando Henrique Cardoso e diz que disputa é entre ‘elite política' e ‘o direito de todo mundo' (VÍDEOS)

Lula critica Fernando Henrique Cardoso e diz que disputa é entre ‘elite política' e ‘o direito de todo mundo'

( BRASILPOST) – O ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva ainda não engoliu as declarações do seu antecessor, o tucano Fernando Henrique Cardoso, que afirmou ao portal UOL há duas semanas que “o PT está fincado nos menos informados, que coincide de ser os mais pobres”. E ele tratou de rebater a declaração, em entrevista à revista Carta Capital.

“O que o presidente Fernando Henrique Cardoso fez esses dias foi mostrar o que uma parte da elite brasileira e, sobretudo, uma parte da elite brasileira pensa do povo trabalhador desse País (…). Houve uma ascensão do Brasil, e não de uma parcela. Foi lamentável que um homem tão estudado tenha proferido uma frase tão insólita”, comentou Lula, durante conversa com o jornalista Mino Carta, dividida em duas partes.

Lula ainda falou sobre o que pensa quanto ao atual cenário eleitoral, que colocou no segundo turno mais uma vez a polarização PT x PSDB, entre a presidente Dilma Rousseff e o tucano Aécio Neves. Para o petista, a discussão passa justamente por modelos de governar, um voltado para as elites (PSDB) e outro voltado para o povo (PT).

“A visão de mundo dele é outra. Gente pobre é apenas estatística, para mim é o ser humano (…). O Brasil de hoje está infinitivamente (sic) melhor”, analisou.

Em relação às críticas que são impostas ao governo Dilma, prioritariamente no campo da política, Lula afirmou que “o mundo desenvolvido foi incompetente para combater a crise” e que a campanha de Aécio representa um retrocesso também nessa área. “O que eles dizem? É que controlar a inflação precisa ter um pouco de desemprego”.