Paraíba - O transporte público da Região Metropolitana de João Pessoa deve passar por uma grande transformação nos próximos anos. Um estudo realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério das Cidades prevê a construção de 63 quilômetros de novas linhas de transporte coletivo até 2054, incluindo corredores exclusivos de ônibus (BRT) e sistemas sobre trilhos como VLT e monotrilhos.
De acordo com o levantamento, João Pessoa e municípios vizinhos têm potencial para implantar 23 km de sistemas de BRT, VLT ou monotrilho e outros 40 km de corredores exclusivos de ônibus. A projeção é de que esses novos corredores atendam cerca de 650,8 mil pessoas por dia, melhorando significativamente a mobilidade urbana e a qualidade do transporte coletivo.
A capital paraibana, que hoje não conta com redes estruturadas de transporte rápido, passaria a integrar a chamada “Rede Futura”, um projeto nacional que visa ampliar o acesso da população a sistemas de transporte público de alta capacidade. Com a implantação da nova malha, o percentual de pessoas que moram a até 1 km de uma estação ou corredor de transporte público rápido subiria de 0% para 20,2%.
Atualmente, o índice de acesso ao transporte público de João Pessoa é considerado baixo. Com a conclusão das obras previstas, a cidade atingiria um nível de acesso (o chamado Índice RTR) superior ao de centros urbanos consolidados como Lisboa (15,3) e Bogotá (14,3), ambas reconhecidas por seus sistemas de mobilidade eficientes.
Expansão nacional e João Pessoa
O projeto faz parte de uma iniciativa nacional que contempla 21 regiões metropolitanas, incluindo capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Fortaleza. Ao todo, estão previstos:
- 323 km de metrôs
- 96 km de trens urbanos
- 1.930 km de sistemas como BRT, VLT e monotrilhos
- 157 km de corredores exclusivos de ônibus
Ao todo, o Brasil poderá ganhar até 2.500 km de transporte público de alta capacidade até 2054. Os detalhes de investimentos, custos e prioridades devem ser divulgados até agosto deste ano.
João Pessoa em destaque
Segundo o ministro das Cidades, Jader Filho, João Pessoa está entre as capitais com maior potencial de crescimento no setor. “Estamos fortalecendo o planejamento urbano com base em dados concretos, que nos permitem identificar prioridades e orientar ações de médio e longo prazo. Nosso foco, com a mobilidade urbana, é tornar o transporte coletivo mais eficiente, dinâmico e sustentável, assegurando qualidade de vida à população”, afirmou.
A expectativa é que, com o projeto implantado, os deslocamentos se tornem mais rápidos, seguros e confortáveis, promovendo inclusão social e desenvolvimento urbano na capital paraibana e região.