Institutos que manipularem resultados de pesquisas poderão ser punidos

(Arte: reprodução/Agência Senado)

Os institutos de pesquisas eleitorais que apresentarem números muito diferentes do resultado final serão punidos. A informação foi veiculada nesta sexta-feira (24) pela Rádio Senado.

A matéria, assinada por Hérica Christian, afirma que, pelo menos, é o que pretende o senador paraibano Wilson Santiago (PMDB), que foi eleito com 22 pontos percentuais acima da previsão que um instituto divulgou na Paraíba às vésperas da Eleição.

A proposta dele pune institutos que apresentarem pesquisas, a menos de cinco dias das eleições, que registrem diferenças de mais de 3 pontos percentuais em relação ao que for apurado nas urnas. Nesse caso, os responsáveis poderão ser multados em até um milhão de reais e estarão sujeitos a até 1 ano de detenção.

O projeto também proíbe tornar públicos os resultados de pesquisas encomendadas por candidatos, partidos políticos, institutos e fundações mantidos pelas legendas.

O senador Wilson Santiago argumenta que o projeto vai acabar com as pesquisadas manipuladas. “Não estou com esse projeto proibindo a apresentação de pesquisas, apenas disciplinando e punindo com multas altas dependendo do dano causado. Para que com isso se proibir, tentar proibir ou diminuir essa má fé utilizada”.

Ouça a íntegra da matéria:

[audio:http://www.jornaldaparaiba.com.br/polemicapb/site/wp-content/uploads/2011/06/Institutos-que-manipularem-resultados-de-pesquisas-poderão-ser-punidos.mp3|titles=Institutos que manipularem resultados de pesquisas poderão ser punidos]

Do Blog com Rádio Senado