Institutos de pesquisas científicas podem ser punidos criminalmente e com multa

O senador Wilson Santiago (PMDB) apresenta nesta terça-feira (21) no Senado Federal projeto de lei que tipifica como crime e estabelece multa à institutos de pesquisas científicas que errarem o resultados de pesquisas eleitorais.

Santiago explicou à reportagem do PolêmicaPB que o projeto prevê um percentual permitido para o erro. Atualmente, a margem de erro permitida por lei para publicação de pesquisas de opinião é de até 3%. Em seu projeto, Santiago apresenta como proposta a extensão da margem de erro permitido para no máximo 6%. “Passando deste percentual os responsáveis pelo instituto estarão passivos de responder pelo erro tanto criminalmente, com pena de 6 meses a 1 ano de prisão, como também com o pagamento de multa de 500 a 1 milhão de ufir´s”, explicou.

Para Santiago, o projeto de sua autoria é de extrema importância, uma vez que os “institutos tornaram-se uma indústria de vendas e o resultado da pesquisa é apontado pelo valor que se paga”.

O parlamentar lembra a ainda o histórico do instituto Ibope que, na Paraíba, em nenhuma eleição acertou o resultado de pesquisas. “Em nosso estado o Ibope sempre erra, inclusive com exageros”, disse. “Em relação a mim, no último pleito esta instituto errou com mais de 20% de diferença e isso prejudica uma eleição”, completou.

Ainda para o senador, “no Brasil as coisas somente são moralizadas quando pesa no bolso”, concluiu.