covid-19

IMUNIZAÇÃO INFANTIL: confira dicas para não haver erros na hora de vacinar sua criança

A vacinação dos pequenos é segura e importante tanto para protegê-los quanto para diminuir a circulação do vírus.

Foto: reprodução/internet

Enquanto o presidente Bolsonaro ironiza e afirma que a Covid-19 matou “um número insignificante” de crianças, pais imunizam e protegem seus filhos. 2,5 mil crianças já morreram de covid-19 no Brasil.

Na Paraíba, o primeiro lote com 23.600 doses de vacinas Cominarty da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 chegou à Paraíba no fim da manhã da sexta-feira (14). No sábado (15) os imunizantes foram distribuídos para todo o estado. A primeira vacina foi aplicada em uma criança da cidade de Campina Grande.

A vacinação de crianças entre 5 e 11 anos de idade com o imunizante da Pfizer-BioNTech contra a covid-19 foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo a Anvisa, a vacina é segura e eficaz para o público infantil e a aprovação da imunização de crianças entre 5 e 11 anos se deu com base em “uma análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos pelo laboratório”.

Ao começar a vacinação das crianças, um dos problemas que foi observado no exterior se referia a erros de preparação ou aplicação da vacina.

Aqui na Paraíba crianças foram vacinadas indevidamente com doses vencidas para adultos, no município de Lucena.

Como forma de ajudar a evitar que a vacina do seu filho seja aplicada errada, dose maior ou com data de validade vencida, os pais devem ficar atentos a algumas coisas.

As doses não são iguais às usadas nos adultos. A fabricante as prepara com uma concentração diferente e, por isso, há orientações distintas para a utilização.
Rótulo e tampa têm uma cor bem marcante: o laranja.
A sala deve ser exclusiva para a aplicação de vacina infantil contra a Covid-19
O profissional deve mostrar todas as especificações técnicas ao pai ou responsável da criança (confira as informações abaixo)
As crianças devem permanecer no local por 20 minutos para serem observadas
Os pais devem levar a criança ao médico se houver sinais de falta de ar, dor no peito ou taquicardia
Entre os sintomas esperados estão dor e inchaço no braço, febre e dor de cabeça – muito semelhante ao que ocorre com os adultos
Como é a dose das crianças?
Dose:  10 ug (Tris Sucrose) que estarão nos frascos de tampa e rótulo de cor laranja
Volume da injeção: 0,2 m
Concentração de mRNA: 0,1mg/ml…

A vacinação dos pequenos é segura e importante tanto para protegê-los quanto para diminuir a circulação do vírus.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba