Polêmicas

GILVAN VIDENTE: Ricardo se elegeu porque criou uma imagem muito positiva de seu governo junto a população, e conseguiu transferir para ele próprio a boa imagem do governo.

Em verdade, em verdade, RC se elegeu porque criou uma imagem muito positiva de seu governo junto a população, e conseguiu transferir para ele próprio a boa imagem do governo, superando em poucos meses de campanha uma rejeição pessoal que o condenava a morte em fogo brando. Mas RC agora esquece de agradecer aos eleitores.

GILVAN VIDENTE: Ricardo se elegeu porque criou uma imagem muito positiva de seu governo junto a população, e conseguiu transferir para ele próprio a boa imagem do governo.

gilvanfreire1
VIDENTECEGO – Procurando justificar o resultado das eleições, RC identificou nos prefeitos o apoio mais decisivo para a vitória. Primeiro, ele esperava que o orçamento democrático (OD) criasse lideres, mas deu xabú. Depois, foi atrás dos prefeitos que não conseguiu isolar pelo OD: conseguiu menos que Cássio no 1º turno e mais no 2º. Qual o segredo para conquistar prefeitos?

VIDENTECEGO – Em verdade, em verdade, RC se elegeu porque criou uma imagem muito positiva de seu governo junto a população, e conseguiu transferir para ele próprio a boa imagem do governo, superando em poucos meses de campanha uma rejeição pessoal que o condenava a morte em fogo brando. Mas RC agora esquece de agradecer aos eleitores.

 

VIDENTECEGO – Alguns eleitores de RC não estão apenas eufóricos pela vitória, estão endiabrados querendo vingança, perseguição e o massacre dos perdedores. Ele consegue despertar nas pessoas esses sentimentos de ira, quando 60 dias antes da eleição o sentimento de ira de boa parte de seus eleitores era contra ele mesmo, com menos de 30% das intenções de votos e uma rejeição violenta. O que terá havido?

 

VIDENTECEGO – Faz medo que RC impregne em parte de seus seguidores, especialmente naqueles que nos últimos 75 dias o transformaram de rejeitado em amado (algo em torno de 500 mil paraibanos), a síndrome do FANATISMO, que significa adoração cega às divindades. Há muita gente boa que afrouxou o juízo, danou-se a se agachar diante do “bezerro de ouro” e jogou na lixeira sua capacidade de refletir e debater. Mas tem cura.

 

VIDENTECEGO – O místico e messiânico Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro (1830 – 1897) era uma figura esquisita e controvertida. Ele fez uma guerra no Arraial de Canudos, fanatizando centenas de pessoas que os treinava a pegar em armas e os incitava à revolta. Por causa do FANATISMO dos canudenses e da paranoia, delírio e psicose do Conselheiro, 20 mil sertanejos foram mortos. Antônio morreu de desinteria, e não de uma granada, dizem historiadores. Final tragicômico.

 

VIDENTECEGO – Aécio Neves, o líder de massas oposicionistas do país, parece encarnar a figura central de quem vai conduzir a resistência ao modelo de continuísmo partidário do PT no governo da República. Mesmo perdendo a eleição por pouco, Aécio parece não ter perdido o magnetismo popular. A população pode está querendo demonstrar inconformismo com a reeleição, um modelo promíscuo de influências da máquina estatal no pleito. É bom se entender que ganhar só não basta, é preciso convencer.